Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Como controlar o tempo que passamos nas redes sociais?

Diogo Simões por Diogo Simões
10/01/2022
em Dicas, Notícias, Todos os artigos
Tempo de leitura: 6 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

No último ano foram diversos os estudos e investigações jornalísticas que demonstraram como a utilização das redes sociais tem sido prejudicial para a saúde dos jovens. Contudo, não são só os jovens que as usam e cada um de nós facilmente perde a noção do tempo passado ao telemóvel em cada uma destas redes. A pensar nisso, e em algumas mudanças que o próprio Facebook já anunciou para a rede Instagram em que dará aos utilizadores a possibilidade de controlarem o que veem no seu feed (como antigamente), iremos dar-vos dicas de como ter noção, não só do tempo passado ao ecrã, como controlar o tempo que passamos nas diversas aplicações.

No Android

Desde o Android P (Android 9) que se torna possível termos noção do tempo passado em cada aplicação e da utilização que damos ao nosso smartphone. Sendo uma funcionalidade que tem sido adaptada e incorporada por cada fabricante, este guia começa por aqui.

Opções oferecidas no S21 Ultra no Android 12

Baseando-me no que a Samsung oferece na sua versão do Android 12 com a OneUI 4, podemos encontrar opções que encontramos facilmente noutras fabricantes. Tais funcionalidades são o consultar o tempo de ecrã,  limitarmos a nossa utilização diária, ver o tempo passado em cada aplicação e definir um temporizador para cada uma. Outras opções incluem um modo de foco, quer seja para ter tempo para o trabalho, para o utilizador ou ainda um outro perfil personalizado, e um modo da hora de deitar (que muda o ecrã para uma escala de cinza). Querem mais controlo? O smartphone monitoriza também as aplicações usadas enquanto se conduz e podemos ainda bloquear as aplicações selecionadas para não nos importunarem nesta atividade que exige tanta atenção.

O certo, e como já referido, é que qualquer equipamento Android permite ter esta consulta e atenção que se torna fator de consciência na hora de termos atenção à nossa saúde digital.

iOS

No iOS, e tendo seguido os passos da Google, a Apple apresentou também em 2018 o seu Digital Health e que, tal como a preocupação manifestada pelas fabricantes do Android, permite o acesso a gráficos de utilização por aplicação e definir os limites de utilização. A empresa oferece ainda uma opção parecida aos modos de foco no Android, em que se pode escolher termos só mensagens e chamadas a passar. Podemos também controlar o tempo geral que passamos colados ao ecrã e, quando nos aproximamos do definido por nós, recebemos uma notificação antes de serem aplicadas as restrições que definimos.

A empresa, como no oferecido no ecossistema Android, permite também controlar o conteúdo que as crianças veem nos seus equipamentos. Por exemplo, uma das possibilidades é de bloquear as compras na App Store.

Nas aplicações

Facebook

Desde há uns anos que o Facebook permite, nas definições, restringir o tempo passado na aplicação. Uma vez acedida a esta opção disponível na aba Definições e Privacidade — O tempo que passaste no Facebook, podemos ver os detalhes do que temos feito na rede social, gerir o tempo passado na rede azul, rentabilizar o tempo por forma a que nos conectemos somente às pessoas que realmente importam e controlar as notificações.

Instagram

Sem esquecer as mudanças que a rede social prepara para o início deste 2022, também no Instagram podemos controlar o tempo passado na rede social com um lembrete diário e a possibilidade de controlar as notificações que recebemos. Não sendo opções tão abrangentes como no Facebook, será interessante ver que outras mudanças tem a rede preparada para proteger os utilizadores.

Sendo que nem todas as aplicações têm estes recursos, tanto no Android como no iOS o utilizador pode automaticamente escolher o tempo para cada aplicação. E, quer esse bloqueio aconteça numa rede social ou jogo, torna-se importante este poder dado ao consumidor.

E vocês? Têm atenção ao tempo passado nas redes sociais? Tinham consciência de que os sistemas operativos mais populares permitem este nível de controlo?

Tags: DicasTecnologia
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Os cinco produtos mais estranhos apresentados na CES 2022

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

PANEVEZYS, LITHUANIA - NOVEMBER 20, 2016: YouTube app on Sony smart TV. YouTube allows billions of people to discover, watch and share originally-created videos.

YouTube obriga a vermos a publicidade!

2023/05/30

Fábrica inteligente para impulsionar a digitalização da indústria

2023/05/30

Microsoft investe na comunidade gamer

2023/05/29

“Alan Wake 2” tem data de lançamento

2023/05/29
Close up portrait of a business woman tired and sleeping in an hotel bed with a mobile phone

Uso excessivo de smartphones aumenta problemas de saúde mental

2023/05/26

Zuckerberg está a ouvir os nossos segredos de Estado

2023/05/26

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Três bancos nacionais acabam de se associar ao Google Pay

2022/01/13
Dicas

Smartphones a ter em conta pela relação qualidade/preço em 2022

2022/04/01
Dicas

Samsung Galaxy S21 vs Galaxy S22 — vale a pena trocar?

2022/02/18
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Android Apple atualização chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas Elon Musk estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos lua Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp xbox Xiaomi YouTube

Recentes

PANEVEZYS, LITHUANIA - NOVEMBER 20, 2016: YouTube app on Sony smart TV. YouTube allows billions of people to discover, watch and share originally-created videos.

YouTube obriga a vermos a publicidade!

Maio 30, 2023

Fábrica inteligente para impulsionar a digitalização da indústria

Maio 30, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version