Um estudo divulgado recentemente usando dados agregados do Surfshark Antivirus, e enviado à imprensa em comunicado, mostra que com o aumento das compras na época festiva, houve um crescimento de 610% nas ciberameaças em Portugal uma semana antes do Natal. Portugal teve uma taxa de 44 ameaças por 100 ciclos de verificação. Nos últimos dois meses, as ameaças mais comuns partiram de cliques em links suspeitos e downloads de arquivos infetados.
“A temporada de compras de fim de ano, principalmente na semana que antecede o Natal, não é benéfica apenas para os comerciantes, mas também para os cibercriminosos”, diz Nedas Kazlauskas, proprietário do antivírus da Surfshark. “As pessoas que procuram presentes e promoções online durante o período de grandes descontos têm maior probabilidade de cair em esquemas”, adverte.
Os cinco países que sofreram os maiores picos de taxa de ameaça durante esse período (semana a semana) foram Portugal (610%), Tailândia (244%), Índia (314%), Lituânia (185%) e Chile (1307%). A Europa foi a região mais afetada por ameaças cibernéticas nos últimos meses. Portugal é o 11.º país com maior taxa de ameaças no espaço europeu.
Duas das categorias de ciberameaças mais comuns são malware e riskware. Riskware é um programa feito sem intenção maliciosa, mas tem vulnerabilidades de segurança que lhe dão o potencial de se tornar malware. Malware é qualquer software, produto ou programa criado ou instalado em um computador para causar danos.
Os hackers usam malware para corromper ou excluir arquivos, roubar dinheiro e dados pessoais, copiar senhas ou assumir o controlo de programas específicos. As formas mais comuns de instalação de malware são e-mails de phishing, anexos corrompidos, downloads suspeitos, links desconhecidos e sites maliciosos. O malware vem em vários tipos, como vírus, trojans, worms, spyware, adware, bots e muito mais.
O Surfshark faz parte do Microsoft Virus Initiative – um programa que funciona como uma espécie de aconselhamento para que as soluções de segurança estejam alinhadas com a estratégia e claro, também funcionem completamente com o sistema operacional e todas as suas versões lançadas com o passar do tempo.