O Chromecast, o original e as suas várias versões posteriores, vai receber uma atualização. Segundo o 9to5Google a atualização que aí vem vai tornar o equipamento mais estável e com um melhor desempenho generalizado.
O Chromecast, lançado em 2013, é uma pequena dongle que se liga à televisão e apresenta muitas potencialidades, desde conteúdos do YouTube e outros serviços de streaming, até qualquer outro conteúdo semelhante ao de um equipamento multimédia inteligente ligado à internet.
Quem tem uma TV ainda não conectada à internet, ou mesmo uma Smart TV mais antiga, pode beneficiar deste dispositivo do tipo “media center” ou Smart TV box. Além de proporcionar conexão à internet para monitores e televisões mais antigas, estes dispositivos são ideais para quem possui uma Smart TV com alguns anos de uso, ainda com boa qualidade de som e imagem, mas que deixou de receber atualizações do fabricante.
A Google vai, agora, fazer uma melhoria no software destes equipamentos, sendo que na primeira e na segunda versão do Chromecast, a descrição passa apenas por “correções de erros e outras melhorias”. Chromecast Audio e Chromecast Ultra também vão sofrer melhorias e receber as mesmas correções de erros.
Para se saber a versão do dispositivo, a Google recomenda abrir a app Google Home e tocar sem soltar no quadrado do dispositivo. Depois, seguir para “Definições” e, em seguida, Informações do dispositivo. Em “Informações técnicas” estará o firmware do Cast.
Para ter acesso ao novo software basta aceder ao ecrã principal do Chromecast com Google TV, escolher “Definições”, depois “Sistema” e, em seguida, “Acerca de”. Finalmente selecionar “Atualização do sistema”.
De recordar que o Chromecast original, que agora tem nove anos, já está muito além da expectativa de vida útil de um gadget que custava cerca de 40 euros. Já passaram mais de três anos desde que o Google atualizou pela última vez o firmware desse Chromecast de primeira geração.