Os utilizadores do ChatGPT descobriram que está disponível um plano profissional por pouco mais de 40 euros mensais que já distingue este serviço do gratuito. Os “clientes” mais frequentes já se depararam com uma nova opção, chamada “Plano de atualização”, na interface da web do ChatGPT, que quando se clica devolve uma mensagem mostrando dois planos.
Um novo Plano Profissional permite que os utilizadores expandam os recursos do chatbot de IA com velocidades de resposta mais rápidas e “acesso prioritário a novas funcionalidades”. Esta opção ainda não aparece a toda a gente, pelo que pode estar limitada a determinados perfis ou localizações.
Esta novidade já era, de certo modo, esperada porque, a OpenAI, a empresa de pesquisa de IA por detrás do ChatGPT, tinha partilhado no início deste ano no seu canal Discord uma lista de espera para um nível Profissional com as vantagens agora apresentadas. Os inscritos nessa lista estarão agora a ser contactados para “estabelecer um processo de pagamento e um modelo piloto”.
Uma análise recente mostrou que a OpenAI poderia estar a custar cerca de três milhões de euros por mês em custos operacionais, portanto a monetização era inevitável, ainda que este preço não seja propriamente acessível. A empresa também pretende oferecer o serviço como uma API baseada em nuvem (Application Programming Interface) que empresas e desenvolvedores possam integrar nas suas aplicações e serviços, cobrando por isso.
Criada por Elon Musk (dono do Twitter, Tesla e SpaceX) e Altman em 2015, a OpenAI é uma instituição sem fins lucrativos de pesquisa em inteligência artificial (IA). As ferramentas da empresa tornaram-se extremamente populares no ano passado depois do lançamento do ChatGPT, fazendo com que a plataforma tivesse um milhão de utilizadores em cinco dias.
Este novo sistema de chatbot do ChatGPT tem vindo a motivar acesas discussões entre os internautas e nas redes sociais pelas habilidades de conversa que tem demonstrado, desenvolvendo conversas complexas e detalhadas, criando a ilusão ao utilizador de estar a conversar com um especialista.