A BYD apresentou o seu mais audacioso projeto: o U9, um superdesportivo elétrico de quatro motores e suspensão ativa capaz de fazê-lo levantar-se do chão e ficar equilibrado em três rodas. A notícia está no Business Insider.
Este modelo será fabricado sob o nome Yangwang, a divisão de luxo da fabricante conhecida como “Tesla chinesa”. A BYD é líder do mercado chinês, mas é quase desconhecida no Ocidente.
Previsto para ser exposto e apresentado publicamente no Salão do Automóvel de Xangai, a partir de 18 de abril, o elétrico Yangwang U9 já tem um vídeo promocional que está a ser revelado pela BYD (disponível mais abaixo) em que mostra algumas destas façanhas que destacam o seu desempenho e características tecnológicas.
Sabe-se, para já, que está equipado com quatro motores elétricos, que lhe permitem ir dos 0 a 100 km/h em apenas dois segundos.
No vídeo, o Yangwang U9 chega calmamente ao palco mostrando os movimentos gerados pela suspensão DiSus-X, considerada uma das mais avançadas do mercado atualmente. Segundo a BYD, esta tecnologia adapta-se aos diferentes tipos de solo de forma automática e pode ser ajustada conforme a vontade do condutor. O sistema DiSus foi desenvolvido internamente com três versões distintas: DiSus-C, o Sistema de Controlo de Amortecimento Inteligente; DiSus-A, o Sistema de Controlo Inteligente do Corpo de Ar e DiSus-P, o Sistema de Controle de Corpo Hidráulico Inteligente.
A BYD explica que a suspensão DiSus-X tem outros três níveis diferentes, mas não disse se serão opcionais ou se já estarão ativos no Yangwang U9, que será feito sobre a plataforma e4, a mais moderna do grupo e que dará vida a outros modelos dentro dessa marca.
A suspensão DiSus-X é a mais avançada do grupo BYD e equipará o desportivo Yangwang U9. A marca diz que o carro tem a capacidade de controlar os quatro amortecedores do veículo de maneira independente, possibilitando, por exemplo, que o carro ande sobre três rodas e até salte quando estiver parado.