À semelhança das moedas reais, a moeda virtual Bitcoin tem um número finito. Como previsto por Satosi Nakamoto, Bitcoin, o 19º milhão de Bitcoin (BTC) foi minado recentemente, restando cerca de 10% do total da moeda (21 milhões).
Quando estes últimos 2 milhões de Bitcoin forem minerados, não será mais possível obter a moeda. Este “fim” da criptomoeda pode causar algumas mudanças, entre elas a desvalorização do número de moedas por cada bloco minerado.
Desde março de 2020 que um bloco de mineração equivale a 6.25 BTC. Estima-se que quando a moeda acabar, esse valor vai descer para 3.125, num fenómeno chamado “halving”.
Quanto tempo até a última Bitcoin ser minerada?
Conforme a escassez da moeda vai aumentando, mais difícil será obtê-la. Estima-se que demorará ainda 50 a 100 anos até que a última Bitcoin seja minerada. Esta estimativa depende também da capacidade de processamento das máquinas que executam o mining de Bitcoin.
A Bitcoin vai desaparecer?
É importante salientar que quando isto acontecer a Bitcoin não irá desaparecer do mercado, apenas não será mais possível obtê-la por mineração. A recompensa por minerar blocos terá de ser outra e especula-se uma reinvenção da criptomoeda.
Qual a tua opinião sobre isto? Deixa o teu comentário.