Um grupo de investigadores concluiu, após várias experiências com Barbies, que os sprays de nitrogénio líquido são a melhor opção para remover o pó lunar dos fatos dos astronautas.
Já há décadas que os astronautas procuram o melhor método para limparem totalmente o pó lunar dos seus fatos, que tem efeitos nefastos na saúde humana e acelera a degradação dos equipamentos, e que se “agarra” totalmente aos fatos lunares. Chegou a ser usado um método com escovas, que não funcionou totalmente porque a fricção era bastante agressiva e estragava o tecido dos fatos.
Agora, um estudo publicado na Acta Astronautica veio demonstrar que os sprays de pressão com nitrogénio líquido são a melhor forma de eliminar todos os vestígios de pó lunar dos fatos. A descoberta foi feita com a ajuda da Barbie “cientista” usada nos testes da equipa de investigadores que descobriu esta solução mais simples. Para simular o pó, os cientistas usaram cinzas vulcânicas do Monte St. Helens e também materiais da Offplanet Research e da Exolith Labs.
“A poeira da lua tem uma carga eletroestática, que é abrasiva e chega a todos os lugares, tornando-se uma substância muito difícil de lidar”, explica Ian Wells, autor principal do artigo e aluno da Escola de Engenharia Mecânica e de Materiais da Universidade Estadual de Washington. O nitrogénio líquido frio acumula-se no fato espacial mais quente, envolvendo as partículas de poeira antes de flutuar para fora da superfície do tecido.
“Os sprays de líquidos criogénicos são um conceito desenvolvido recentemente e conveniente para a mitigação do pó num ambiente lunar”, concluem os autores do estudo.
Os testes feitos com Barbies vestidas com mini-fatos de astronauta mostraram que um spray com nitrogénio líquido consegue remover, em média, 98% do pó agarrado ao tecido quando usado em vácuo, para simular uma câmara de ar e causando poucos danos aos fatos. Ao longo dos 233 ciclos totais de tratamentos em 26 amostras de fatos, o spray causou pouca degradação no tecido.