A comédia de espionagem de Rawson Marshall Thurber acabou de ser lançada na Netflix. Red Notice – Aviso Vermelho, é a terceira colaboração entre o escritor-diretor Rawson Marshall Thurber e Dwayne Johnson depois da Central Intelligence e Skyscraper. Ao fazer um elenco de sucesso de bilheteira, com Gal Gadot e Ryan Reynolds a juntarem-se a Johnson nesta comédia de ação, o filme da Netflix recebe o seu título do termo da Interpol referente à localização e detenção de pessoas procuradas.
Red Notice não é um filme de assalto a sério. O enredo é fraco, mas o poder e o humor das estrelas da lista A estão carregados o suficiente para tornar a loucura agradável.
O analista de perfis do FBI John Hartley (Johnson), numa denúncia de O Bispo (Gal Gadot), está em Roma, a tentar enganar o roubo de um ovo egípcio, uma das três joias esféricas inestimáveis que pertenceram a Cleópatra. John está perto do trilho do ladrão de arte Nolan Booth (Reynolds). Ambos competem para serem os primeiros a encontrar o elusivo terceiro ovo e completar o trio, o que faria desta conquista um prémio inigualável na venda no mercado negro.
A corrida pelo tesouro leva-os de Itália a Bali e à Rússia. Quando Hartley e Booth se juntam, os wisecracks voam rápido e furiosos. Será que vão enganar o Bispo ou será que a inspetora da Interpol, Das (Ritu Arya), os apanhará antes de deitarem as mãos aos três ovos? São os ossos nus da história. Há uma grande reviravolta no final, deixando assim a possibilidade bem aberta para uma sequela.
A história de fundo acaba por fazer homenagem aos filmes do Indiana Jones, com as míticas caças ao tesouro, a fantasia de Nolan e o seu assobio clássico da melodia temática dos Raiders of the Lost Ark.
Todavia há algo para a base de fãs de cada uma dos artistas. O fã devoto de Deadpool pode esperar o humor habitual, que acaba por ser a marca Reynolds; os fãs da Wonder Woman podem contar com o glamour de Gadot para entregar a mercadoria. Os seguidores de Johnson podem ter a certeza de se autodepreciarem com as bujardas, bem como os momentos de ação. A combinação de Johnson-Reynolds é um empate essencial nesta comédia de amigos.
Que o elenco se está a divertir, é evidente. E assim deveriam, pois este é o maior — e talvez único — apelo do filme. Com um entertenimento sem sentido construído sobre piadas tolas, um enredo fraco, efeitos visuais e decoração de janelas, Red Notice é uma distração de 117 minutos, facilmente esquecida em metade desse tempo.
Não posso dizer que não gostei, pois acaba por ser um daqueles filmes que precisamos para o fim do dia, mas é um filme que deixa um pouco a desejar e facilmente se esquece.