A Muse Group anunciou (finalmente, após dois anos de espera) o lançamento da nova versão 3.2 do Audacity, que traz mais funcionalidades adaptadas às necessidades atuais dos utilizadores.
O Audacity é, por certo, uma das aplicações de edição de áudio mais populares de sempre, uma vez que é totalmente gratuita e conta com ferramentas de edição avançadas, muito procuradas em ambiente profissional. A versão inicial tem 22 anos.
Uma das novidades anunciada é o novo sistema de edição não destrutiva de ficheiros que faz com que os utilizadores possam editar conteúdos áudio sem que as alterações sejam diretamente aplicadas aos ficheiros originais. Também será do agrado de muitos o suporte para o novo sistema de efeitos em tempo real, que permite aplicar conteúdos diretamente no áudio de forma mais simples e clara, resultando, também, num processo de edição mais simples e rápido, sobretudo para projetos com múltiplas faixas nos quais, agora, será possível reorganizá-las, silenciá-las ou removê-las do projeto a qualquer momento.
Foi ainda feita uma revisão completa ao suporte a plugins VST, que agora deve estar mais estável e fiável para conteúdos VST3. O novo Audacity é compatível com Macs equipados com Apple Silicon resultando em melhor desempenho e mais velocidade. O Audacity para macOS continuará a ser disponibilizado numa versão para Intel na página de downloads da empresa.
Quanto à partilha de excertos de áudio ou projetos completos, a atualização traz a opção de “partilha com um clique” através do serviço parceiro da empresa, o Audio.com. O utilizador só tem de partilhar o link para os dados e o site faz o resto. Os arquivos podem ser partilhados de forma privada ou pública; tudo passa por um servidor na nuvem.
De salientar, igualmente, as mudanças visuais na interface, para aproximar mais o design do programa aos modernos e suaves logos que já nos acompanham em todos os softwares e apps – uma crítica tantas vezes deixada pelos utilizadores do Audacity.
A nova versão pode ser descarregada diretamente do site do projeto ou será instalada automaticamente nos computadores dos utilizadores que o tenham no sistema.
Fonte: Engadget