Em Portugal, os profissionais por conta própria sem contabilidade organizada devem estar familiarizados com o website Portal das Finanças, para o cumprimento das suas responsabilidades tributárias. Apesar da reconhecida completude deste portal online, nem sempre o seu acesso se torna tão conveniente como se desejaria, havendo desde há algum tempo uma necessidade no mercado da criação de uma forma mais simples de acesso à mesma informação por parte dos profissionais.
É nesse sentido que a Autoridade Tributária e Aduaneira lançou oficialmente a nova aplicação móvel ‘ATGO’. Esta nova app é dedicada aos profissionais por conta própria sem contabilidade organizada e permite aceder, através de um smartphone, tablet ou outro dispositivo com acesso à loja de aplicações Apple App Store ou da Google Play Store, a toda a informação fiscal que estaria, da mesma forma, disponível no Portal das Finanças, com várias funcionalidades interessantes.
Entre as funcionalidades da ATGO, destaca-se a possibilidade de consultar o enquadramento em IVA e IRS e códigos CAE e CIRS, bem como gerir a emissão de faturas, faturas-recibo e recibos. Aliás, é esta última a funcionalidade mais interessante da app atualmente, já que a mesma permite não só a emissão e cancelamento de faturas, faturas-recibo e recibos, como uma consulta do balanço mensal de rendimentos e despesas, criação de templates para futuras emissões.
É ainda disponibilizado o “Top 5 Clientes”, que permite visualizar quais os clientes que representam um maior rendimento em cada momento. A análise da atividade do utilizador é ainda feita gradualmente, com gráficos disponibilizados onde é possível analisar a evolução das despesas mensais.
A ATGO demonstra um potencial muito interessante para os trabalhadores por conta própria mas poderá, na ótica dos seus criadores, ser aperfeiçoada, prometendo-se no vídeo de apresentação (que podemos ver acima) a chegada de novas funcionalidades. A AT promete continuar a trabalhar no sentido de tornar a aplicação cada vez mais completa no futuro, mantendo o foco na sua simplicidade e acessibilidade, já que são os dois principais pontos atrativos para os seus potenciais utilizadores.