Chegou o novo iRobot Roomba Combo j7. Estando assegurado mais um grande passo no que toca à domótica, o Roomba além de aspirar evitando obstáculos indesejados, ativa a mopa e lava a superfície se esta puder ser molhada. Depois seca tudo e “arruma-se” sozinho como se fosse um carro descapotável. A manutenção também parece ter níveis mínimos.
Até agora as soluções de limpeza que existiam ou requeriam intervenção humana, retirando a mopa para garantir que não se molhavam superfícies em tecido, ou limitavam-se a erguer o pano de limpeza húmida, mas apenas cerca de cinco milímetros, (a distância normal entre o solo e o fundo do aparelho), o que acabava por não ser suficiente.
Esta inovação deve-se a um conjunto de sensores que permite ao Roomba saber sobre que superfície se encontra, agora com software melhorado assente numa estratégia de limpeza inteligente. O modo “limpeza húmida” só é ativado se o depósito tiver água e deve ser-lhe acrescentado um detergente.
Se não houver intervenção humana o método é: a máquina aspira tudo o que são tapetes, prosseguindo só depois para as zonas de piso duro, terminando com a lavagem. A equipa de desenvolvimento por detrás da nova geração do Roomba diz que esta é a forma mais eficiente de fazer o trabalho.
Além do novo equipamento, a iRobot lançou a versão 5.0 do seu software, com novas funcionalidades para os utilizadores e melhorias ao nível da inteligência artificial dos aparelhos. Como um dos grandes problemas era o choque do aparelho com dejetos de animais, esses passam a estar na lista dos 80 itens a evitar.
Entre as novas funções, destacam-se também os 600 comandos de voz que passaram a ser aceites através de assistentes digitais (Alexa, Google Assistant ou Siri). Resumidamente são 600 localizações onde é possível dar ordens para limpar. E, ainda no campo das novidades, é possível, por oposição, excluir uma divisão da casa da rotina de limpeza.
O Roomba Combo j7 tem chegada prevista ao mercado nacional já em outubro e estará disponível em duas opções: o j7+, incluirá a base de descarga automática Clean Base – à qual o aspirador se dirige automaticamente quando tem o depósito cheio e para recarregar a bateria, retomando a tarefa se for necessário. Este modelo terá um preço recomendado de 999 euros. Segundo o fabricante, a base tem um saco interno com capacidade para lixo de 60 dias. Já o j7 apenas, que será exatamente o mesmo aspirador só que sem a base, terá um preço de cerca de 800 euros.
Fonte: ZDNet