Já são conhecidos os vendedores da 6.ª edição do Huawei Next-Image Awards 2022, um dos maiores concursos de fotografia de smartphones. Segundo nota enviada à imprensa, entre os vencedores está o português Adão Filipe Fernandes Salgado com a fotografia “Força”. Enrica Brescia, de Itália, e Wang Zihao, da Alemanha, são os outros dois grandes vencedores. Cada um dos três fotógrafos recebe um prémio no valor de 10 mil dólares (9.265,50 euros).
O concurso pretende mostrar o papel da fotografia na vida quotidiana, motivando os participantes a submeterem fotografias de alta qualidade que captassem na perfeição a beleza do dia-a-dia ou de um momento em concreto. Todos estes requisitos têm de ser obtidos através da lente de um smartphone Huawei (independentemente do modelo), sendo que não existiam restrições sobre o momento em que eram captadas as fotografias/vídeos.
Os três principais modelos de smartphones Huawei mais utilizados para fotografar foram o Huawei P40 Pro, Huawei P30 Pro e Huawei P50 Pro. Os concorrentes oriundos da China, Filipinas, Egipto, Indonésia, Polónia e Itália foram os que apresentaram o maior número de obras a concurso. No total, e desde o início do concurso, já se registaram 3,26 milhões de inscrições, vindas de 170 países e regiões.
Os Huawei Next-Image Awards, criados em 2017, são uma parte importante do projeto Next-Image da Huawei e servem como plataforma para debates sobre a experiência de captar histórias através das câmaras dos smartphones, as novas formas de expressão e a fotografia móvel.
Os Huawei Next-Image Awards 2022 apresentaram nove categorias de candidaturas: Arte; Moda; Outdoor; Retrato; Desporto; Hello Life; Storyboard; Ação; Curta-metragem Narradora, e Longa-metragem Narradora. Para cada uma das categorias foi selecionado um vencedor e um segundo melhor classificado. A cada um dos 24 Best-in-Category Winners é atribuído um prémio do Next-Image Creative Fund de 1.500,00 dólares (1.389,83 euros).
O concurso vai continuar a inspirar e a envolver os talentosos utilizadores de telemóveis, uma vez que a Huawei está comprometida com a continuidade deste concurso e a introduzir novas tecnologias e experiências que potenciem a imagem móvel.