O Apple Watch Series 7 é a nova geração do relógio inteligente da Apple e está prestes a estar disponível nas lojas em Portugal. Com as encomendas a terem início nesta sexta-feira, pelas 13h, e as primeiras unidades a estarem oficialmente disponíveis no dia 15 de outubro, os utilizadores estão cada vez mais perto de poder usufruir do novo smartwatch da Apple e de todas as suas novidades.
No entanto, vários interessados neste relógio poderão questionar-se sobre a real valia deste face à anterior geração, o Apple Watch Series 6. Afinal, há um ano atrás a sexta geração do smartwatch afirmava-se como um dos melhores do mercado e, em tão curto período de tempo, não deverá ter deixado de o ser. Assim, será o salto geracional assim tão acentuado que compense ignorar o atrativo preço mais baixo para o Apple Watch Series 6?
A resposta a esta pergunta dependerá de cada um. No entanto, há vários fatores a considerar quando colocamos lado-a-lado ambos os modelos, pelo que vamos explorar de seguida os principais pontos em que se verifica uma melhoria, bem como aqueles onde ambos se equiparam.
Design e ecrã
Os utilizadores mais vaidosos chegarão a este ponto e não terão dúvidas: o Apple Watch Series 7 vale totalmente a pena. O novo design do relógio é bem mais moderno e destaca-se pela forma como o novo ecrã aproveita quase na totalidade a superfície do painel em vidro, com margens bem mais estreitas do que a anterior geração.
Não só a nível estético este aumento de 20% do ecrã será um ponto atrativo, mas também no que toca à forma como o sistema se apresenta perante o utilizador. Tirando partido do maior espaço disponível, o watchOS 8 é também capaz de adaptar os botões a um tamanho maior, sendo mais fácil interagir com eles.
O Apple Watch Series 7 mantém a mesma base do design da anterior geração, sendo que a restante estrutura em alumínio mantém-se intacta, havendo, por isso, compatibilidade com anteriores pulseiras.
No entanto, há que considerar também que o novo relógio tem também dois novos tamanhos, de 41 e 45 milímetros, ligeiramente maiores aos tamanhos do Apple Watch Series 6, de 40 e 44 milímetros.
Desempenho, autonomia e carregamento
O Apple Watch Series 7 vem estrear um novo processador, o Apple S7, não será de esperar uma melhoria de relevo ao nível do desempenho. Aliás, a Apple não fez sequer referência à existência do novo processador para o seu relógio, pelo que será quase certo que, para além do nome, muito dificilmente encontraremos diferenças face ao Apple S6. Assim, mantém-se um sistema dual-core com as mesmas opções de armazenamento de 32 GB.
Há, no entanto, novidades ao nível do carregamento. Apesar de se manterem as mesmas 18 horas de autonomia, o Apple Watch Series 7 é bastante superior quando chega a hora de carregar a bateria, chegando dos 0 aos 88% em apenas 45 minutos, uma melhoria considerável face aos 60 minutos que o Apple Watch Series 6 demora a cumprir a mesma tarefa.
Funcionalidades
Apesar dos vários rumores sobre uma panóplia de novos sensores e funcionalidades, a Apple decidiu adiar todos os seus planos para 2022. Assim, entre o Apple Watch Series 7 e Series 6 não há qualquer novidade relativa a funcionalidades.
Caso optes por qualquer um dos modelos, continuarás a usufruir de medição do ritmo cardíaco, medição do sono, deteção dos níveis de oxigénio no sangue (sensor SpO2), deteção de queda, resistência à água e sistema de emergência.
Preço
Por fim, o preço. Não será surpresa para ninguém que, com a chegada do Apple Watch Series 7, o seu antecessor passará a ser uma proposta mais acessível, o que pode ser um fator importante para a compra.
Apesar de não terem sido confirmados oficialmente, os preços esperados para o Apple Watch Series 7 serão de 439 euros para a versão de 41 milímetros e 469 euros para a versão de 45 milímetros. O preço após descida do Apple Watch Series 6 ainda não está confirmado, mas representará um corte interessante para os possíveis interessantes. E considerando que este relógio mantém a grande maioria das funcionalidades do seu sucessor, poderá ser a proposta ideal para os menos vaidosos.