Desde finais de 2020 que várias têm sido as fontes a abordar o tema Apple Watch Series 7, acreditando-se que a nova geração do relógio inteligente deverá trazer melhorias significativas face às anteriores versões e uma renovação da sua imagem.
As fontes de maior reconhecimento têm estado ativas em tudo o que toca aos pormenores do Apple Watch Series 7, com autores como Jon Prosser, Mark Gurman ou Ming-Chi Kuo a encabeçarem um cartaz de informadores privilegiados.
Assim, vamos de seguida listar algumas previsões e rumores sobre o Apple Watch Series 7.
Novo design e ecrã para o Apple Watch Series 7
Todas as fontes acima mencionadas têm uma previsão em comum: o Apple Watch Series 7 vai trazer um design renovado. Mark Gurman, da Bloomberg, refere que esta renovação estética se trata de um “redesign, com ecrã mais plano”, enquanto Jon Prosser adianta que o relógio inteligente chegará com laterais inspiradas no design do iPhone 12.
Esta especulação acaba por não ser de todo incompatível, pelo que ambas as fontes podem estar corretas. Ming-Chi Kuo vem sustentando a possibilidade de o Apple Watch Series 7 chegar com um novo design já desde novembro de 2020, sendo que o analista é uma das mais conceituadas fontes relativamente a produtos Apple.
Ainda que seja entusiasmante uma renovação estética ao Apple Watch, há uma contrapartida importante no que respeita às pulseiras, já que, com o novo design, poderá tornar-se impossível utilizar pulseiras de anteriores versões do relógio inteligente. No entanto, tal facto apenas poderá ser confirmado pela própria Apple aquando a apresentação.
Mas para além do novo desenho do smartwatch, também a nível de cores haverá algumas novidades. Jon Prosser partilhou imagens onde revela, precisamente, o aspeto aproximado daquilo que prevê ser o Apple Watch Series 7 e avança que este chegará com uma variedade de cores em linha com os novos iMac 24″.
Processador e especificações
Este campo é ainda algo desconhecido e baseia-se, maioritariamente, em presunções. Tendo em conta o histórico de lançamentos da empresa de Cupertino, o Apple Watch Series 7 deverá chegar com um novo processador Apple S7, sucedendo o S6 do Watch Series 6.
As melhorias ao nível do desempenho deverão situar-se entre os 20 e os 25% face à atual versão do relógio, já que este é o habitual salto geracional entre processadores Apple costuma rondar esses valores (o S6 tem uma performance 20% superior à do S5).
Com o crescente número de funcionalidades da ultra-wide band, com especial destaque para os AirTags, a Apple deverá também incluir no seu novo relógio um sucessor para o chip U1 (possivelmente, com nome “U2”).
Mas voltando ao Apple S7, e de acordo com o DigiTimes, a Apple estará a trabalhar numa forma de reduzir significativamente o tamanho do processador do seu novo relógio inteligente, de modo a utilizar o espaço extra para incluir uma bateria de maior capacidade.
Segundo os rumores, a bateria do Apple Watch Series 7 poderá mesmo ter uma capacidade entre os 350 e os 400 mAh, o que deverá representar uma melhoria considerável da autonomia.
Já relativamente ao software, não será surpresa que o novo Apple Watch correrá de fábrica o watchOS 8 e todas as suas funcionalidades, bem como aquelas que serão exclusivas ao novo dispositivo.
Fitness e monitorização
Algumas fontes têm apontado para a possibilidade do Apple Watch Series 7 chegar ao mercado com sensores de medição da tensão arterial, níveis de glicose e níveis de álcool no sangue. De acordo com o que a Bloomberg conseguiu apurar, a empresa liderada por Tim Cook está a trabalhar nestas funcionalidades, mas é ainda incerta a sua estreia com o Apple Watch Series 7.
A mesma fonte afirma ainda que o relógio inteligente poderia ter a capacidade de medir a temperatura da pele do seu utilizador, mas que essa funcionalidade não deverá ser incluída, já que a Apple pretenderá aperfeiçoar a sua tecnologia para 2022.
Já relativamente ao Fitness+, é quase certa a chegada das novas funcionalidades Time to Run e Audio Meditations.
Lançamento e preços
Apesar de todas as novidades, as várias fontes parecem confiantes de que os preços para o Apple Watch Series 7 deverão ser muito similares aos do Watch Series 6. Em Portugal, o preço deste último começa nos 439€.
Já quanto ao lançamento, será quase certo que o novo relógio será estreado já em setembro, possivelmente a par do lançamento do iPhone 13. Ainda assim, convém relembrar que, em 2020, a Apple optou por dedicar um evento ao iPhone 12, deixando a apresentação dos Watch 6 e Watch SE para o evento onde foi também apresentado o iPad Air 2020.
Assim, resta-nos apenas aguardar pelo mês de setembro para confirmar (ou desmentir) todos os pormenores sobre o Apple Watch Series 7.
Fontes: Front Page Tech (Jon Prosser); Bloomberg (Mark Gurman); Ming-Chi Kuo.