A Apple pode vir a permitir que os iPhones e os iPads recebam aplicações fora da App Store em 2023. A Lei dos Mercados Digitais indica que todas as empresas tecnológicas devem obedecer às suas determinações até 2024.
A concretizar-se, esta será uma das maiores mudanças que a Apple alguma vez e surge por força das intenções da União Europeia, de acordo com a Mac Rumors.
Devido à Lei dos Mercados Digitais, que está a ser preparada pela União Europeia, esta abertura pretende promover uma maior igualdade de oportunidades no mercado tecnológico, onde se incluem as diferentes lojas de aplicações para smartphones. A Apple promove um ecossistema fechado, onde é a própria que detém controlo sobre o software presente nos seus produtos, mas também dificulta a vida aos programadores com esta opção. A existência de uma alternativa trará mais oportunidades para fugir aos 30% cobrados pela Apple sobre todas as transações praticadas no seu ecossistema.
O lançamento do iOS 17 já poderá dar essa possibilidade de instalar aplicações de fontes alternativas à App Store no iPhone e iPad. Até aqui, a Apple escudava-se na segurança e privacidade dos utilizadores para manter esta opção fechada.
A norma europeia poderá ter mais repercussões nos produtos e serviços da Apple. Com a entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais, a empresa norte-americana terá de ser mais flexível noutros parâmetros, nomeadamente na abertura do NFC e tecnologia das suas câmaras. A rede Find My também passará a estar ao dispor de terceiros, como os dispositivos da Tile, por exemplo. A gigante de Cupertino ainda está a braços com a possibilidade de abrir o iMessage a outras plataformas. Uma opção seria adotar o chamado RCS (Rich Communication Services), padrão que a empresa continua a não considerar.
A Lei dos Mercados Digitais vai trazer alterações significativas nalgumas estratégias e serviços da Apple com impacto em Portugal. Resta saber como ficarão os produtos da marca noutros mercados: se continuarão a ter um ecossistema fechado ou se acolherão as mesmas alterações.
Fonte: Mac Rumors