A Apple removeu as aplicações iOS pertencentes ao VK, o conglomerado tecnológico por detrás da versão russa do Facebook chamado VKontakte, da sua App Store a nível global. Numa declaração traduzida no seu site, a VK disse que os seus aplicativos “estão a ser bloqueados pela Apple”, mas que “irá continuar a desenvolver e oferecer o suporte aos aplicativos iOS”. Após questionado pelas mídias Adam Dema, confirmou que os aplicativos da VK foram removidos e suas contas de desenvolvedor encerradas.
“Esses aplicativos estão a ser distribuídos por desenvolvedores majoritários ou controlados por uma ou mais partes sancionadas pelo governo do Reino Unido”, disse Dema num comunicado. “Para cumprir essas sanções, a Apple encerrou as contas dos desenvolvedores associadas a esses aplicativos, e os aplicativos já não podem ser baixados em nenhuma App Store, independentemente da sua localização. Os utilizadores que já baixaram esses aplicativos podem continuar a usá-los.”
Na segunda-feira, o governo do Reino Unido promulgou as novas sanções aos oligarcas russos em resposta aos falsos referendos que a Rússia realizou recentemente em partes na Ucrânia. As sanções afetam 23 executivos do Gazprombank, um banco russo ligado à VK.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no início deste ano, o seu governo bloqueou vários sites de mídia social americanos, incluindo Instagram, Facebook e Twitter. Os EUA e outros governos, por sua vez, já sancionaram muitos indivíduos e empresas afiliados ao governo russo, incluindo o CEO do Grupo VK e aliado de Putin, Vladimir Kiriyenko.
A VK é a segunda maior empresa de internet da Rússia depois da Yandex. A empresa de mídia social foi criada em 2006 por Pavel Durov, que acabou por ser expulso após ter-se recusado a cooperar com as autoridades”. Pavel Durov administra o popular aplicativo de mensagens Telegram.
No início deste ano, a Apple parou de vender os seus produtos no país e tornou muitos de sites de noticias inacessíveis na Rússia, juntamente com a apple muitas outras empresas e países tem-se mostrado unidos numa forma de castigar a Rússia para colocar fim à guerra.
Os aplicativos da VK já tiveram um lugar de destaque no iPhone. No ano passado, entrou em vigor uma lei que exigia que as empresas de tecnologia pré-instalassem aplicativos fabricados na Rússia nos dispositivos vendidos no país.