A Apple está a planear rever as tecnologias de visualização nos seus dispositivos mais populares, de acordo com uma série de fugas nos últimos dias e com os conhecimentos de pessoas familiarizadas com o assunto.
A gama de relógios Apple, iPhone, iPad e MacBook poderia ver mudanças dramáticas.
A grande questão é: quando virá?
A Apple anunciou novos modelos MacBook Pro em Janeiro de 2023, mas estes não trouxeram quaisquer actualizações de ecrãs. As versões de 16 e 14 polegadas têm um ecrã Liquid Retina XDR, um ecrã lindo capaz de ofecer 1000 nits de brilho e até 1.000.000:1 de contraste, de acordo com as especificações da própria Apple.
Estes são ecrãs miniLED, mas há ainda mais tecnologia avançada a chegar aos dispositivos da Apple. Quer saber mais?
MicroLEDs a chegar ao Apple Watch e iPhone
A Apple planeia utilizar a tecnologia microLED numa nova versão do Apple Watch Ultra. Este é um verdadeiro tipo de mostrador da próxima geração, actualmente encontrado nos televisores mais interessantes do mundo.
MicroLED oferece níveis verdadeiramente extremos de brilho de pico, combinados com o incrível contraste do OLED, porque cada pixel fornece a sua própria fonte de luz.
Isto é de particular interesse para os proprietários de relógios Apple, uma vez que o microLED também reduzirá o consumo de energia e esperançosamente permitirá que os smartwatches Apple durem muito mais tempo com uma única carga do que duram actualmente. A duração da bateria de um dia e meio da Série 8 de Relógios Apple começa a ser irritante. O microLED poderia mudar isso.
De acordo com Mark Gurman da Bloomberg, deveríamos ver os primeiros aparelhos Apple a utilizar esta tecnologia – nomeadamente o Watch Ultra – até ao final de 2024.
No entanto, espera-se também que a ideia se propague aos iPhones, sendo os modelos Pro os candidatos mais prováveis para o tratamento microLED.
“Embora estejam a planear introduzi-lo primeiro no Apple Watch, acredito que este [microLED] poderia chegar ao iPad e ao Mac”, disse Francisco Jerónimo, vice-presidente da empresa de análise de dados IDC Europe.