A Apple quer acabar com as atualizações de software pós-compra e com as habituais atualizações de software para corrigir eventuais falhas na versão pré-instalada no dispositivo. Com o iPhone 15, por exemplo, surgiram problemas na transferência de dados do antigo para o novo smartphone. Contudo, a Apple quer mudar essa realidade e parece estar no caminho certo para o conseguir, pelo menos nas suas lojas físicas.
A ideia que está a ser desenvolvida em Cupertino é a possibilidade de atualizar os iPhones antes mesmo de serem retirados da caixa. Assim, quando um cliente se dirige a uma Apple Store para adquirir um novo iPhone, o dispositivo seria atualizado na loja, permitindo que o cliente, ao fazer o unboxing, apenas tivesse que se preocupar em configurar o seu novo smartphone.
Mark Gurman, na sua newsletter de domingo, “Power On”, reportou que a Apple está a trabalhar num dispositivo, semelhante ao famoso AirPower, que permitirá atualizar o iPhone que o cliente acabou de comprar sem sequer retirá-lo da caixa. Este dispositivo estará disponível nas lojas físicas da Apple até ao final do ano.
O funcionamento deste gadget seria relativamente simples. O dispositivo emite um sinal semelhante ao de um carregador sem fios, que permite ligar o iPhone, atualizar o software e, em seguida, desligá-lo. Este processo, que se prevê ser relativamente rápido, seria realizado enquanto o cliente efetua o pagamento e a fatura é emitida, evitando assim qualquer incómodo.
Embora ainda seja especulação, é provável que este serviço seja primeiro implementado nas principais Apple Stores dos Estados Unidos, sendo posteriormente distribuído gradualmente para as restantes partes do mundo. No entanto, é importante ressalvar que, até confirmação oficial da Apple, esta informação deve ser considerada como um rumor.
Ainda que seja uma informação não confirmada oficialmente pela Apple, a implementação deste serviço seria um grande passo para a melhoria da experiência do cliente e o provar da Apple da sua constante busca por inovação e melhoria do serviço ao cliente.
Fonte: Apple Insider