Apple e Samsung são os smartphones mais amigos do ambiente, embora se tenham destacado nesta área em momentos e com abordagens diferentes.
Com os temas da sustentabilidade ambiental e da reciclagem cada vez mais na ordem do dia, é dado adquirido que os fabricantes de smartphones estão focados na proteção do ambiente, com iniciativas sustentáveis, e uma aposta na economia circular – sem esquecer a reciclagem no fim de vida dos aparelhos.
Os exemplos têm surgido a cada novo lançamento, muitas vezes com pequenas medidas, que depois se tornam quase regra, como é o caso da escolha dos materiais recicláveis que são cada vez mais um argumento publicitário.
O estudo “Smartphones and Circular Economy: Creating a Sustainable Future“, da Counterpoint Research veio mostrar quais as marcas que dominam nesta área: Apple e Samsung estão no topo.
A forma da gigante de Cupertino mostrar esse seu modelo de sustentabilidade é através da longevidade dos seus smartphones, assim como nas atualizações de software e inovações em prol da sustentabilidade. Já a Samsung, tem como pontos fortes a capacidade de reparação, eficiência energética e as suas redes de serviço pós-venda. Estima-se que é na produção dos smartphones que está um dos maiores problemas: é responsável por 80% da pegada carbónica dos smartphones.
Marcas como as chinesas a OPPO, Xiaomi e Vivo ainda estão longe deste objetivo, mas têm vindo a focar-se para aumentar o tempo de vida útil das baterias e a eficiência dos seus equipamentos.
O relatório da Counterpoint Research recorda que ainda que este tipo de iniciativas seja um passo na direção certa, as receitas e lucros continuam a dominar e a ser o objetivo principal de todos os fabricantes de smartphones, sendo necessário encontrar um equilíbrio entre incentivar os consumidores a substituírem os seus smartphones por modelos mais recentes e motivá-los a terem hábitos ambientais mais conscientes.
Fonte: Smartphones and Circular Economy: Creating a Sustainable Future