À medida que nos aproximamos do final de 2023, a Apple está a preparar-se para encerrar o ano com uma redução nos seus rendimentos em relação a 2022. Não é uma queda dramática, mas é suficiente para notar que algumas secções sofreram uma queda evidente. A venda de iPads e Macs caiu 15% este ano, possivelmente devido à falta de lançamento de modelos suficientemente potentes. De facto, não vimos nenhum novo iPad este ano.
O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, ousou prever quantos e quais serão os modelos de iPad que veremos em 2024. Embora a maioria desses dados já tenha sido divulgada, Gurman desenvolve com maior precisão a estratégia da Apple. No entanto, não fornece datas exactas.
Não sabemos se houve algum contratempo na Apple este ano, mas, pela primeira vez na sua história, não lançaram novos iPads. Esta é a primeira vez desde 2010, quando o primeiro modelo foi lançado por Steve Jobs. Há apenas alguns meses, novos iPads foram até anunciados como iminentes, embora Mark Gurman tenha sido um dos poucos a refrear essa ansiedade por novos tablets da Apple, colocando-os para o próximo ano.
Gurman começa a falar dos iPads Air 2024, que terão ainda mais semelhanças com os iPads Pro. Além da versão de 10,9 polegadas que já oferecem nas últimas gerações, o analista aponta para uma nova opção que alcançará as 12,9 polegadas (igual aos últimos modelos grandes de iPad Pro).
Gurman compara a estratégia com os iPads Air ao que já vemos com os MacBook Air M2 de 15 polegadas. Basicamente, diz que a Apple pretende oferecer uma maior variedade de opções a preços mais acessíveis que os ‘Pro’ para aqueles que não precisam da tecnologia mais avançada num tablet.
Falando dos ‘Pro’, Gurman afirma que esta série também será renovada ao mesmo tempo que os ‘Air’. E não será uma renovação qualquer, uma vez que afirma que será a maior mudança nos iPads Pro desde 2018. Uma das melhorias será o ecrã OLED, abandonando os painéis LCD no modelo de 11 polegadas e o miniLED no de 12,9 polegadas.
Além do redesign dos novos iPads Pro, Gurman confirma que, pelo menos segundo as suas fontes, estes tablets virão com o novo chip M3. Não especifica se também os iPads Air o trarão, já que atualmente partilham o chip M2 na sua última geração.
Gurman também fala dos dois acessórios estrela destes iPads Air e iPad Pro que viriam renovados. Trata-se de uma atualização do Apple Pencil e do Magic Keyboard. Embora não dê muitas pistas sobre o Magic Keyboard, espera-se que seja um Apple Pencil 3 com funções realmente novas.
Sobre as datas de lançamento, Gurman não se compromete desta vez, embora com base em outros relatórios anteriores e outras fugas de informação, tudo aponta para o primeiro trimestre de 2024. Março costuma ser um mês de lançamentos da Apple e, tendo em vista a relativa urgência que requerem para ter novos iPads no mercado, deveria ser o mês escolhido.
No entanto, a empresa parece estar a preparar-se para um 2024 forte, com o lançamento de novos modelos de iPad Air e Pro. A estratégia da Apple de oferecer uma maior variedade de opções a preços mais acessíveis é inteligente e pode ajudar a empresa a recuperar as vendas. No entanto, só o tempo dirá se estas previsões se concretizarão.
Fonte: Bloomberg