A relação entre a Apple e a X, anteriormente conhecida como Twitter, é delicada. Muitos concordam que a qualidade da rede social sob a liderança de Elon Musk tem diminuído, mas as próprias regras da App Store estão a travar as mudanças que o novo CEO quer implementar na rede social. Até agora, a Apple tem sido um dos principais anunciantes da X/Twitter. O próprio Tim Cook defendeu esta posição, argumentando que a rede continua a ser “um lugar importante para a troca de opiniões”. No entanto, isto parece ter chegado ao fim. Comentários negativos de Elon Musk levaram a Apple a suspender novamente esta colaboração.
A notícia foi dada pela Axios há alguns dias: a Apple suspendeu toda a campanha publicitária na X. A origem disto está num tweet de Musk onde ele apoiava um comentário preconceituoso, afirmando que “estava a dizer a verdade”. E Tim Cook não foi o único a reagir desta forma: empresas como a Disney, IBM ou Warner Bros também decidiram suspender as suas campanhas publicitárias.
Os efeitos para a X podem ser devastadores. A empresa precisa de receitas para sobreviver, e é precisamente isso que está a perder rapidamente. Ao mesmo tempo, a avaliação da rede social continua a diminuir. Ninguém se atreve a prever as consequências que isto pode ter, mas eu não hesito em afirmar que não serão boas.
A Apple pode voltar ao Twitter se Elon Musk tomar medidas ou pedir desculpas (não duvido que ambas as empresas estejam a negociar), mas aqui Musk corre um risco: a Apple já tem outros canais onde se pode publicitar além das redes sociais. Esses canais são as séries e filmes da Apple TV+: não há nada melhor do que exibir o logótipo da Apple em estreias de cinema. Talvez isto seja suficiente, porque precisamente o sector de serviços e subscrições é onde a Apple está a crescer mais neste momento.
O que pode acontecer? Pode ser que Tim Cook acabe por perceber que não precisa da X. E isso seria o pior cenário para Elon, que veria um “contribuinte” de receitas através da publicidade desaparecer. Estaremos atentos ao desfecho deste enésimo episódio de ‘Musk contra o mundo’.
A relação entre a Apple e a X está num ponto delicado, com a Apple a suspender a sua publicidade na plataforma devido a comentários antissemitas de Elon Musk. Esta situação pode ter consequências devastadoras para a X, que está a perder receitas e a ver a sua avaliação diminuir.
No entanto, a Apple tem outras formas de se publicitar, nomeadamente através das suas séries e filmes na Apple TV+. Isto pode levar a que a Apple decida que não precisa da X, o que seria um grande golpe para a empresa de Musk.
Na minha opinião, a situação é preocupante para a X. A perda de um anunciante tão importante como a Apple pode ter um impacto significativo na sua situação financeira. Além disso, a controvérsia em torno dos comentários de Musk pode afastar outros anunciantes. É crucial que a X tome medidas para resolver esta situação e restaurar a confiança na sua plataforma.
Fonte: axios