O Diretor de Marketing da Apple, Greg Joswiak, disse que a Samsung “criou uma cópia infeliz” do iPhone, aplicando a tecnologia da empresa aos seus aparelhos. A acusação vem no meio de uma retrospetiva que o Wall Street Journal fez de uma curta-metragem documental de 21 minutos que foi publicada para celebrar os 15 anos passados sobre o lançamento do iPhone. O executivo da gigante de Cupertino acusa a tecnológica sul-coreana de se ter limitado a colocar um ecrã maior.
A Apple teve um papel fundamental na invenção do smartphone tal como o conhecemos hoje em dia.
Por outro lado, a Apple reconhece que o Android é indiscutivelmente o sistema operativo dominante a nível mundial. Alegadamente, os Samsung Galaxy S também ajudaram bastante, uma vez que trouxeram o Android às massas como um dos mais vendidos de sempre.
“A Samsung era irritante porque copiou a nossa tecnologia. Eles pegaram nas inovações que tínhamos criado e fizeram uma versão pobre delas, colocando um ecrã maior à sua volta. Por isso, sim, não ficámos muito satisfeitos” diz o diretor de marketing.
A Samsung lançou o Galaxy S4 com um ecrã de 5 polegadas no início de 2013, numa altura em que o iPhone 5 tinha um ecrã de 4 polegadas. A marca da maça acabou por lançar os seus primeiros smartphones maiores com o iPhone 6 e iPhone 6 Plus de 4,7 e 5,5 polegadas em 2014, que tiveram um grande sucesso e passaram a estar entre os modelos de iPhone mais vendidos de sempre.
A Apple processou a Samsung em 2011 por violação de patente. O tribunal concedeu inicialmente à Apple cerca de mil milhões de euros em indemnizações, mas o montante foi reduzido para 539 milhões no julgamento seguinte. Em 2018, a Apple aceitou finalmente o acordo e declarou, num comunicado de imprensa, estar satisfeita por a Samsung ter pago pela cópia dos produtos.
A Samsung ainda não comentou a declaração do seu rival.