Android’s mais protegidos com o novo sistema da DuckDuckGo

A App Tracking Protection da Duck Duck Go, que esteve em fase de testes durante alguns meses, está agora disponível para todos os utilizadores.

Como o nome indica, esta funcionalidade permite que os utilizadores de dispositivos Android possam ter uma forma de controlar o tracking nos mesmos. A aplicação consegue bloquear pedidos para sistemas de tracking conhecidos, limitando assim a exposição de detalhes sensíveis.

Apesar de a funcionalidade estar integrada diretamente no navegador do DuckDuckGo para Android, a verdade é que pode ser utilizada em todas as aplicações que estejam dentro do dispositivo, uma vez que se instala como uma “VPN Local”, bloqueando os pedidos feitos pelo sistema para o exterior. Dentro da aplicação os utilizadores podem ainda verificar os pedidos que foram bloqueados, bem como os locais para onde teriam sido encaminhados se não tivessem com a proteção da app e quais as aplicações que os realizaram.

“É um recurso gratuito na aplicação DuckDuckGo para Android que ajuda a bloquear rastreadores de terceiros que estão nas suas apps no smartphone, que traz uma privacidade mais abrangente e uma segmentação menos assustadora”, anunciou a DuckDuckGo, citada na notícia.

A nova versão da funcionalidade tem um desempenho melhor do que a versão de testes, mas também um bloqueio mais eficaz, sem influenciar aplicações onde efetivamente o tracking seja necessário e, neste caso, a app não conflitua. A DuckDuckGo diz que cada utilizador possui em média 35 apps instaladas nos seus smartphones, e estas fazem entre 1000 e 2000 pedidos de tracking diariamente, mas são poucas as vezes em que os utilizadores se apercebem ou têm controlo sobre isso.

Para ativar a nova funcionalidade, o utilizador deve abrir a aplicação DuckDuckGo no Android, ir até Configurações → Mais do DuckDuckGo e ativar a Proteção contra rastreamento de aplicações.

Fonte: Bleeping Computer

Exit mobile version