A Google diz que dezenas de modelos de dispositivos Android, incluindo smartphones, wearables e veículos, podem estar comprometidos com várias vulnerabilidades de dia zero nos modems Exynos da Samsung.
Neste tipo de ataque, o número de telefone da vítima é tudo o que o hacker necessita para comprometer remotamente o dispositivo.
A equipa do Project Zero da Google descobriu um total de 18 vulnerabilidades de dia zero, quatro das quais são graves o suficiente para permitir que um invasor faça correr um código remoto maligno sem qualquer interação do utilizador.
Os hackers mais habilidosos podem facilmente criar uma exploração operacional para comprometer os dispositivos afetados de forma silenciosa e remota.
Mesmo os smartphones mais recentes da Google não estão protegidos contra este ataque em concreto. Ainda nenhum patch foi lançado.
Esta vulnerabilidade está a ocorrer “devido a uma combinação muito rara de nível de acesso que essas vulnerabilidades fornecem e a velocidade com a qual acreditamos que uma exploração operacional confiável pode ser criada”, diz a tecnológica.
Neste entretanto, a Google aconselha a desativar as chamadas Wi-Fi e o Voice-over-LTE (VoLTE) nas configurações do aparelho.
Um dos responsáveis pela equipa de segurança da Google afirmou que: “com pesquisa e desenvolvimento adicionais limitados, acreditamos que invasores qualificados sejam capazes de criar rapidamente uma exploração operacional para comprometer os dispositivos afetados de forma silenciosa e remota”.
De acordo com a Samsung estes são os devices afetados: Exynos Modem 5123, Exynos Modem 5300, Exynos 980, Exynos 1080, e Exynos Auto T5123. A Google completou a lista com os seguintes produtos:
- Smartphones Samsung Galaxy: S22, M33, M13, M12, A71, A53, A33, A21, A13, A12, e A04 series;
- Smartphones Vivo: S16, S15, S6, X70, X60, e X30 series;
- Google Pixel 6 e 6 Pro, Pixel 6a, Pixel 7 e 7 Pro;
- Wearables que usem o Exynos W920 chipset;
- Quaisquer veículos que tenham o Exynos Auto T5123 chipset.
Boa tarde
Que devo fazer para não ter problemas , um antivírus ajuda ?
Boa tarde António.
Obrigado pelo seu comentário.
Segundo a Google, desativar as chamadas Wi-Fi e o Voice-over-LTE (VoLTE) nas configurações do aparelho deverá ser suficiente. Vá verificando se o seu dispositivo recebe atualizações, para que este problema seja corrigido.
Continue a acompanhar-nos.