Durante anos, a Google tem tentado convencer-nos dos perigos de instalar aplicações fora da Google Play, no entanto, parece que a gigante da tecnologia está a mudar de ideias. Como parte do acordo alcançado nos Estados Unidos na sua última ação coletiva anti monopólio, a Google comprometeu-se a simplificar a instalação de arquivos APK e a modificar os textos que nos alertam sobre os perigos do processo. Este compromisso é inicialmente para cinco anos.
Nos primórdios do Android, instalar aplicações com o seu APK ou não dependia de se tínhamos ativado um simples interruptor: instalar a partir de fontes desconhecidas. Isto começou a complicar-se no Android Oreo 8.0, quando a permissão para instalar aplicações tornou-se uma permissão individual para cada aplicação e não para o sistema. As versões posteriores do Android tornaram este processo ainda mais incómodo, obrigando os utilizadores a entrar nas configurações dos permissões da aplicação manualmente para conceder a permissão para instalar APKs.
A Google, como criadora da loja de aplicações maioritária do Android, tem agora de aliviar a pressão, pois criticar a instalação de aplicações a partir de outras fontes é algo que lhes beneficia diretamente. Assim, a instalação de aplicações a partir do seu APK vai mudar de duas formas, por pelo menos cinco anos.
O acordo entre a Google e as partes demandantes estabelece as mudanças na política de ‘sideloading’, ou a instalação de aplicações a partir de fontes desconhecidas como APK ou lojas de aplicações de terceiros. Os principais pontos são:
1. Conceder a uma aplicação a permissão para instalar aplicações a partir de fontes desconhecidas será feito num único passo, sem ter de passar por uma segunda janela de configurações.
2. A Google vai modificar os textos de aviso quando tentamos instalar aplicações a partir de um arquivo APK.
Estas mudanças serão aplicadas às “novas versões do Android” para dispositivos móveis, por isso, até ao Android 15, não deveremos ver nenhuma alteração.
Além disso, a Google vai rever os textos de aviso quando tentamos instalar uma aplicação a partir de fontes desconhecidas. O novo texto deve ser “preciso, embora possa alertar os utilizadores sobre os possíveis riscos associados à instalação de aplicações de fontes desconhecidas”. Na minha opinião, esta é uma mudança positiva, mas os utilizadores devem continuar a ser cautelosos e a fazer a sua própria investigação antes de instalar qualquer aplicação fora da Play Store.
Fonte: Theverge