A Google vai adotar um novo mecanismo de autenticação para Android e Chrome. A tecnológica americana está confiante que esta será a melhor solução para qualquer utilizador e que prevenirá muitas quebras de segurança, mas, para já, os primeiros a aceder a esta novidade serão os programadores para que possam adaptar os seus serviços a este futuro.
Para os utilizadores comuns, a Google indica que as novidades vão começar a surgir no mês que vem quando for lançado para Android Pie e posteriores versões do sistema operativo móvel.
As chaves de acesso agora disponibilizadas pela Google tornarão as tradicionais palavras-passe obsoletas. O novo mecanismo de autenticação estará armazenado no smartphone do utilizador, obedecendo a vários critérios de segurança e privacidade reconhecidos por entidades como a FIDA Alliance e World Wide Web Consortium. Tudo vai funcionar tanto em diferentes browsers, como em diferentes sistemas operativos.
Na criação de uma password de acesso, os utilizadores poderão associar o seu registo de impressão digital, reconhecimento facial ou o desbloqueio de ecrã do seu smartphone para acederem a qualquer tipo de serviço ou aplicação (inclusive as redes sociais).
Para criar e usar uma chave de acesso o processo será bastante fácil. Para um site, basta confirmar as suas credenciais de chave de acesso e, em seguida, usar a impressão digital, o reconhecimento facial ou o PIN de acesso ao smartphone. Estas chaves são ainda sincronizadas através do Gestor de Passwords da Google, para que nunca se percam estes códigos.
Apple já usa este tipo de tecnologia e Microsoft também partilha desta visão para o futuro da segurança informática pelo que, seguramente, nos próximos tempos também devem surgir novas soluções de autenticação neste sistema. Não é necessário ter um smartphone de última geração para ter acesso a esta nova opção de segurança.
Fonte: Android Developers