No lançamento do Android 14 Beta 1 é de destacar uma nova permissão que foi identificada pelo jornalista de tecnologia Mishaal Rahman. Nas configurações de “Acesso especial à aplicação”, há uma nova permissão para “intenções de ecrã inteiro”. Esta opção dá ao utilizador a capacidade de conceder ou negar às aplicações a possibilidade de exibir notificações em ecrã inteiro, como chamadas, alarmes e lembretes de reuniões.
Na página “intenções de ecrã inteiro”, o utilizador pode ver quais as apps que fazem notificações de ecrã inteiro com pop-ups. Essa notificação estará habilitada por padrão e autorizar ou negar a permissão fará com que a app faça notificações de tamanho mais tradicional.
Rahman mostrou num tweet como essa nova funcionalidade se comporta. Com a permissão para fornecer notificações em ecrã inteiro ativada, quando um alarme dispara, a notificação, como a maioria dos utilizadores de Android pode atestar, ocupa o ecrã inteiro e também mostra a hora em letras grandes. Com a permissão de notificação em ecrã cheio desativada, uma notificação típica e tradicional aparece no ecrã (juntamente com o som do alarme selecionado) para alertar o utilizador de que o alarme disparou.
O Google lançou o Android 14 Beta 1 na semana passada, mas ainda se tem mostrado instável e tem havido vários problemas, incluindo a impossibilidade de alguns utilizadores desbloquearem os seus aparelhos Pixel usando o sensor de impressão digital. Têm de usar um PIN ou padrão para obter acesso. Além disso, a opção “wallpaper” falha assim que é selecionada.
A melhor aposta, para quem deseja instalar uma versão mais estável do Android 14 Beta, é esperar que o Beta atinja a estabilidade da plataforma em junho. Até então, todas as APIs do desenvolvedor e os comportamentos do sistema associado terão sido finalizados e estarão prontos a funcionar.
Fonte: 9to5Google