Android 13 é oficial! Conhece as novidades da primeira preview

Foi de forma inesperada que a Google apresentou ontem a primeira Developer Preview do Android 13, mantendo mais ou menos o cronograma de anos anteriores e mesmo estando ainda a testar a versão L do Android 12.

Apesar de ser a primeira versão Preview, e que não está recomendada para ser usada no dia a dia, esta dá-nos já diversas melhorias em funções-chave do sistema. Claro que não se pode esperar uma mudança equivalente à que aconteceu do Android 11 para o 12, mas esta será uma versão de refinamentos.

Melhorar a privacidade

Após os indicadores de uso de sensores e o painel nas notificações que indica as aplicações que acedem aos nossos dados, o Android 13 procura tornar a partilha de fotografias mais segura. Como? Bem, quando o utilizador vai atualmente escolher fotografias para partilhar ou selecionar, a API que o faz garante acesso a toda a biblioteca. O Android 13 irá corrigir isso, sendo que a funcionalidade irá chegar a todos os equipamentos com Android 11 e superior por meio de uma atualização da Google Play.

Procura por dispositivos próximos

Bem, se em versões Android anteriores as aplicações precisavam de recolher, juntamente com o Wi-Fi, a localização do utilizador, o Android 13 irá alterar esse comportamento. No Android 13 o utilizador poderá escolher se quer fornecer a localização ou não na procura de dispositivos próximos para além do acesso ao Wi-Fi.

Alterações para os programadores

Uma das alterações feita visa ajudar os programadores a informar os utilizadores que a aplicação que instalaram tem um atalho rápido nas definições rápidas. Algo que visa tornar a vida do utilizador mais fácil e intuitiva. O utilizador, claro, tem o poder de escolher se quer adicionar o atalho ou não.

Será também mais fácil no Android 13 de se criarem ícones personalizáveis e que facilitam a consistência entre diferentes equipamentos de diferentes marcas. Isto é especialmente importante visto que a Google irá obrigar que todos os equipamentos Android suportem o sistema de temas introduzido no Android 12.

Outra novidade é uma que já referimos no UPDATED, que é a possibilidade do utilizador ter diferentes aplicações com diferentes idiomas e separadas da linguagem do sistema. A Google também tornou mais fácil e rápida a adição de hífenes automaticamente quando se escreve uma palavra que não vai caber no nosso ecrã, assim como melhorou as atualizações por meio da Google Play. Esta última funcionalidade torna-se uma delícia, visto que a Google poderá fornecer atualizações de Bluetooth e dos módulos de ultra wide-band por este sistema, sem necessidade de uma atualização de sistema por parte da fabricante.

O Android 13 continua com as melhorias feitas no Android 12L ao aprimorar a experiência para ecrãs de grandes dimensões e, nesta fase, a Google dá ainda opção aos programadores de testarem individualmente certas funcionalidades do Android 13 ao acederem às Opções de Programador, nas definições.

Quem pode instalar esta Developer Preview do Android 13?

A Developer Preview foi lançada para os equipamentos da Google, nomeadamente o Pixel 6, 6 Pro, 5a, 5, 4a, 4 e 4 XL.

Ao contrário dos anos anteriores, só teremos duas Previews, com a próxima a ser lançada em março, seguindo da primeira Beta pública do Android 13, em abril.

Exit mobile version