Android 12L chegará na primeira metade de 2022 e será ideal para os grandes ecrãs!

O Android 12L será a versão do sistema operativo mais famoso do mundo para dispositivos com ecrãs grandes e que lhes permitirá tirar partido de novas funcionalidades inerentes às dimensões. A Google anunciou esta nova versão no passado mês de outubro e a Developer Preview já deu para os fãs terem uma ideia do que esperar.

Imagens da próxima versão do Android 12 – Fonte: Google

A primeira fase do Android 12L permitiu aos desenvolvedores conhecerem a disposição desta versão do sistema, que inclui já um layout em duas colunas para algumas partes do sistema, sendo também possível utilizar uma barra de tarefas. Para já, a Google confirmou que a versão beta 2 vai estar disponível para dispositivos Google Pixel já no mês de dezembro, prevendo que o lançamento da versão final de teste aconteça até ao final de fevereiro de 2022.

Imagens da próxima versão do Android 12 – Fonte: Google

Esta informação vai de encontro ao que o portal Esper conseguiu apurar, sendo que este blog avança que em dezembro o Android 12L beta 2 já possuirá a grande parte dos trabalhos a nível de API’s e funcionamento do sistema. Esta será uma fase crucial para os programadores, que poderão adaptar as suas aplicações às exigências do Android 12. A mesma fonte aponta também para o mês de fevereiro como a altura em que será disponibilizada na sua última versão de teste em fevereiro de 2022, sendo que a versão estável chegará aos utilizadores até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.

Com a divulgação de datas para o lançamento das versões beta, coloca-se também a questão de quais os dispositivos que terão acesso a estas. Como já acima mencionado, é quase certo que os utilizadores Google Pixel terão acesso a este sistema, mas ainda não foi divulgada uma lista de quais os modelos em especifico. Por outro lado, a Lenovo veio já confirmar que o tablet Lenovo P12 Pro vai garantir aos seus utilizadores acesso ao programa de testes do Android 12L.

Imagens da próxima versão do Android 12 – Fonte: Google

O Android 12L, sendo dedicado aos dispositivos com grandes ecrãs, também será especialmente útil para smartphones com ecrãs dobráveis. Nesse sentido, é quase certo que estará disponível na sua versão estável para o Samsung Galaxy Z Fold3, já que esta é atualmente a referência no setor. Ainda assim, não existe ao dia de hoje qualquer informação sobre este modelo receber a versão beta do Android 12L. As várias fontes acreditam, no entanto, que mais smartphones e tablets com ecrãs de grandes dimensões sejam incluídos no programa de testes do Android 12L, pelo que as próximas semanas deverão dar ao mercado tecnológico mais notícias sobre este tema.

Exit mobile version