O Android 12L será a versão do sistema operativo mais famoso do mundo para dispositivos com ecrãs grandes e que lhes permitirá tirar partido de novas funcionalidades inerentes às dimensões. A Google anunciou esta nova versão no passado mês de outubro e a Developer Preview já deu para os fãs terem uma ideia do que esperar.
A primeira fase do Android 12L permitiu aos desenvolvedores conhecerem a disposição desta versão do sistema, que inclui já um layout em duas colunas para algumas partes do sistema, sendo também possível utilizar uma barra de tarefas. Para já, a Google confirmou que a versão beta 2 vai estar disponível para dispositivos Google Pixel já no mês de dezembro, prevendo que o lançamento da versão final de teste aconteça até ao final de fevereiro de 2022.
Esta informação vai de encontro ao que o portal Esper conseguiu apurar, sendo que este blog avança que em dezembro o Android 12L beta 2 já possuirá a grande parte dos trabalhos a nível de API’s e funcionamento do sistema. Esta será uma fase crucial para os programadores, que poderão adaptar as suas aplicações às exigências do Android 12. A mesma fonte aponta também para o mês de fevereiro como a altura em que será disponibilizada na sua última versão de teste em fevereiro de 2022, sendo que a versão estável chegará aos utilizadores até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.
Com a divulgação de datas para o lançamento das versões beta, coloca-se também a questão de quais os dispositivos que terão acesso a estas. Como já acima mencionado, é quase certo que os utilizadores Google Pixel terão acesso a este sistema, mas ainda não foi divulgada uma lista de quais os modelos em especifico. Por outro lado, a Lenovo veio já confirmar que o tablet Lenovo P12 Pro vai garantir aos seus utilizadores acesso ao programa de testes do Android 12L.
O Android 12L, sendo dedicado aos dispositivos com grandes ecrãs, também será especialmente útil para smartphones com ecrãs dobráveis. Nesse sentido, é quase certo que estará disponível na sua versão estável para o Samsung Galaxy Z Fold3, já que esta é atualmente a referência no setor. Ainda assim, não existe ao dia de hoje qualquer informação sobre este modelo receber a versão beta do Android 12L. As várias fontes acreditam, no entanto, que mais smartphones e tablets com ecrãs de grandes dimensões sejam incluídos no programa de testes do Android 12L, pelo que as próximas semanas deverão dar ao mercado tecnológico mais notícias sobre este tema.