Foi emitido recentemente um aviso que nos lembra que a tecnologia, embora maravilhosa, pode ser uma faca de dois bicos. Segundo a informação, manter o Bluetooth do telemóvel sempre ativado pode ser perigoso. Mas porquê? A resposta está num termo que pode ser desconhecido para muitos: bluesnarfing.
O bluesnarfing é um método criminoso que permite a delinquentes sincronizar-se com o nosso dispositivo Bluetooth para extrair todo o tipo de informação, incluindo as nossas credenciais bancárias. O termo combina “blue” (de Bluetooth) com “snarf”, que em inglês significa farejar, e refere-se à acção de transferir toda a informação relevante de uma só vez.
Para realizar este tipo de roubo, os cibercriminosos precisam de estar perto da vítima, uma vez que o Bluetooth funciona por proximidade, sendo aproximadamente 10 metros a distância máxima de conexão efectiva. No entanto, uma vez que se posicionam perto, não demoram muito tempo a sincronizar o seu dispositivo e a explorar as vulnerabilidades do nosso telemóvel, actuando de forma quase imperceptível.
O bluesnarfing não pode ser realizado por qualquer pessoa, requer conhecimentos informáticos avançados, mas é um tipo de roubo discreto que se realiza sem que a vítima se aperceba. É uma ameaça invisível que se esconde na nossa rotina diária, especialmente quando usamos a conexão Bluetooth para conectar os nossos auriculares sem fios e nos esquecemos de desativá-la.
Para evitar ser vítima deste método, damos três conselhos chave: desligar o Bluetooth quando não estiver a ser usado, não aceitar solicitações de emparelhamento de dispositivos desconhecidos e manter o software do dispositivo atualizado.
A tecnologia Bluetooth, embora útil e amplamente utilizada, pode ser uma porta aberta para cibercriminosos se não for utilizada de forma consciente e segura. O bluesnarfing é uma ameaça real e devemos tomar medidas para nos protegermos.
Na minha opinião, este aviso é um lembrete importante de que devemos estar sempre atentos e informados sobre as potenciais ameaças que podem surgir no mundo digital. A segurança online é um assunto sério e é responsabilidade de todos nós garantir que estamos a tomar as medidas necessárias para nos proteger. Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor defesa.