Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

A crise de semicondutores, explicada

Diogo Simões por Diogo Simões
14/04/2021
em Notícias, Todos os artigos
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

Estando os semicondutores em todo o lado, desde um sensor fotográfico, um processador, até a uma consola ou a um carro, o que se está a passar no mundo para que esta industria esteja em crise?

A PlayStation 5 está esgotada. A Samsung confirmou que a linha Note não terá direito, este ano, a um sucessor. A Google anunciou ainda esta semana que o Pixel 5a ficará só disponível nos EUA e Japão, e a Huawei tem vindo a adiar consecutivamente a apresentação da gama P50. A Apple não se escapa, já que o novo MacBook Pro e iPad estão também com falta de componentes. Afinal de contas, o que se passa?

Duas respostas a um problema bicudo

COVID-19

Street art - graffiti with facial mask on the wall during the current Coronavirus (COVID-19) pandemic in Warsaw, Poland
Photo by Adam Nieścioruk / Unsplash

A pandemia, ao atirar-nos para o confinamento, levou-nos a repensar a forma como consumimos conteúdo e entretenimento. É sem surpresa que a Sony, por exemplo, registou um aumento na ordem dos 86% no seu lucro, muito por conta das divisões de entretenimento (PlayStation 4 & 5) pela procura destes produtos e serviços numa altura onde o seu acesso se transformou numa janela para fora da nossa realidade.

Toda esta procura leva a que, no exemplo dado, a PlayStation 5 esteja contantamente esgotada pela falta dos componentes que a constituem. Algo verificado noutras marcas e segmentos de produtos.

A pandemia veio também alterar a forma como se trabalha em muitas destas empresas, o que levou a um desacelerar da produção.

Restrições dos EUA à China

Learn how to make your own face mask! Link at https://bit.ly/facemasktemplate
Photo by Martin Sanchez / Unsplash

Não foi só a Huawei que saiu prejudicada na guerra comercial começada por Donald Trump, mas a forma como as marcas americanas deixaram de poder contar, ou de ter acesso, às empresas chinesas destes componentes.

Quando vemos estas barreiras, e onde a taiwan semiconductor manufacturing company (tsmc) se torna a principal (e única) fabricante de empresas como a intel, Sony, Apple, AMD ou a Qualcomm, estamos perante um problema gigantesco.

Não obstante o trabalho e investimento que a tsmc tem feito para aumentar a sua capacidade de produção, também a Samsung é uma resposta a este problema iniciado o ano passado. Mas depender de somente duas empresas para, digamos, toda uma indústria, é algo sério. Especialmente quando os EUA só produzir cerca de 12% do que as suas empresas “mandam” produzir.  

Quais as soluções?

A solução é clara: produzir mais. Mas numa altura onde a pandemia e as relações com a China são um entrave, o que irá acontecer é a administração de Biden perceber a que aliados poderá repartir o fabrico de componentes e de que forma, ou não, estas empresas representam um risco à segurança nacional. Especialmente quando a China já avisou Taiwan de que ajudar os EUA representa guerra.

Apesar destas ameaças, o que irá acontecer é os EUA ganharem um reforço e capacidade gigantesca de produzir e alimentar toda uma indústria de impacto mundial. Algo que, segundo alguns economistas, reverterá a globalização ao serem criadas regiões de produção de semicondutores. A longo prazo poderá ser algo favorável, já que torna a indústria à-prova de qualquer dependência de determinando mercado e/ou região.

Joe Biden (Ken Cedeno/CNP/Bloomberg/Getty Images)

O que já aconteceu foi na segunda-feira, numa reunião com diversos CEO´s de empresas como a Samsung, TSMC, Alphabet, Ford e a AT&T, Joe Biden reforçar a sua aposta de, “pelos americanos”, tornar a América a líder na produção de semicondutores com um investimento específico de $50 bilhões dos seus US$ 2 trilhões totais.

Resumindo?

O grande resumo possível é que muitas movimentações geopolíticas estão a ser feitas nesta guerra tecnológica. A pandemia não veio ajudar e, enquanto muitos creem que a Samsung é uma poderosa aliada por conta das fábricas que se encontra a expandir no Texas, ou da Sony na sua procura por criar fábricas de produção massiva para alimentar a demanda por sensores de câmaras (a abrir neste mês de abril), no Japão, o certo é que ainda irá demorar até que a alta procura por semicondutores consiga ser satisfeita. Irá demorar, sim, mas talvez não tanto se a dependência criada pela China conseguir ser, eventualmente, repartida pelos EUA e os seus aliados.

Tags: Tecnologia
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

Tile vs. Samsung SmartTag e Apple AirTag - qual o localizador a comprar?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Nokia prepara-se para lançar sua rede 4G para a lua até o final do ano

2023/03/29

Spotify com cara nova

2023/03/29

Lembra-se da “Missão Impossível”? WhatsApp testa envio de mensagens que se autodestroem

2023/03/29

Twitter remove selo azul de todas as contas sem assinatura Blue

2023/03/28

Contratação de serviços lideram reclamações

2023/03/27

Melhor ocupação dos tempos livres? Netflix pode lançar 40 jogos este ano

2023/03/26

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

6 coisas a saber da série Galaxy Watch4

2021/08/25
Dicas

YouTube Premium: vale a pena assinar o serviço?

2022/01/22
Dicas

Como controlar o tempo que passamos nas redes sociais?

2022/01/10
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização atualizações chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp xbox Xiaomi YouTube

Recentes

Nokia prepara-se para lançar sua rede 4G para a lua até o final do ano

Março 29, 2023

Spotify com cara nova

Março 29, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version