A chegada do Android 14 não trouxe uma revolução, mas sim uma versão focada em otimizar os ingredientes deste sistema operativo. Temos uma carga de aplicações mais rápida, até 30%, mas esta não é a única melhoria “sob o capô” que os utilizadores estão a perceber. Uma das melhorias mais notáveis é a rapidez com que o sistema aplica as novas atualizações, uma das principais reclamações dos utilizadores do Google Pixel. As atualizações sem interrupções não nos tirarão tanto tempo, e o melhor é que não é necessário aplicar nenhuma mudança.
Para atualizar os seus telefones, o Google utiliza o sistema de partições A/B. Com este, não é necessário subescrever a nova atualização sobre o sistema atual, mas sim instalá-la numa partição secundária sem incomodar o utilizador. Após a conclusão e um reinício, o nosso telemóvel troca as partições para iniciar já na atualizada.
Tanto os Google Pixel como alguns telemóveis de outros fabricantes já contam com este processo de atualização menos invasivo, mas enfrentavam um obstáculo. A utilidade deste sistema era prejudicada por tempos de atualização superiores ao método convencional (instalar a atualização sobre a partição do sistema que o utilizador já utiliza), algo que os utilizadores têm reclamado em sites como o Reddit.
No entanto, durante o desenvolvimento do Android 14, já sabíamos que esta melhoria iria chegar a todos os telemóveis com partições A/B. Se ainda tínhamos alguma dúvida sobre a mudança que isso representaria, agora temos provas que o confirmam. Como lemos no Android Central, o Reddit é a comunidade onde os proprietários de um Google Pixel estão a comentar este aspeto, pois notaram uma mudança bastante significativa no tempo que as atualizações demoram. Concretamente, parece que o Google aplicou as mudanças das atualizações sem interrupções na beta do Android 14 QPR2 (que será a segunda atualização trimestral para os telemóveis do Google).
De facto, vários destes utilizadores também afirmam que o processo de otimização, que ocorre após o reinício com a atualização instalada, acelerou bastante. As mudanças na velocidade de atualização foram percebidas em telemóveis recentes do gigante das pesquisas, como os Pixel 6 e Pixel 7.
Agora, além de poder continuar a utilizar o nosso telemóvel com total normalidade (uma das vantagens das atualizações A/B), o tempo de espera para o reinício que a efetuará será muito menor: de 5 a 10 minutos em vez de uma hora. Obviamente, da mesma forma, este sistema de atualizações também elimina a necessidade de ter espaço de armazenamento.
Pode parecer insignificante, mas não é: desde que a atualização era descarregada, podia demorar até uma hora para ser aplicada. A partir da referida versão do Android 14, isso acabará. Vale a pena mencionar que outros fabricantes também podem beneficiar desta mudança, como a Samsung, cuja camada de personalização foi mencionada para obter as atualizações A/B.
Na minha opinião, o Google está a fazer um bom trabalho ao ouvir as reclamações dos utilizadores e a implementar melhorias que realmente fazem a diferença no uso diário do telemóvel.
Fonte: reddit