Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crónica semanal: A nova chance de ouro do Twitter

Marcus Mendes por Marcus Mendes
26/02/2022
em Opinião, Todos os artigos
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

Não há outra forma de começar esta crónica senão comentar (e condenar) a invasão da Ucrânia pela Rússia. É claro que este não é um site sobre política, mas especialmente nos últimos anos política e tecnologia andaram de formas paralelas e, muitas vezes, inseparáveis.

Frente ao que está a acontecer por aquelas bandas, o mundo caminha – ainda que, momentaneamente de forma vagarosa, apesar de cada vez mais acelerada – para a possibilidade da primeira verdadeira guerra da era digital. Mais do que drones e mísseis teleguiados, mais do que cães robóticos substituindo cães de verdade, não está fora do campo da realidade que os próximos dias e meses tragam à tona todos os avanços bélicos tecnológicos que, francamente, eu adoraria que pudessem ter ficado apenas nos campos da teoria e da ficção científica.

E de todas essas armas, uma delas está há anos ao alcance de todos: o Twitter. Se nos últimos anos, vimos como as redes sociais podem ser usadas com maestria para o mal, temos à frente um território inexplorado, em que o Twitter poderá aproveitar uma raríssima oportunidade de demonstrar publicamente que aprendeu com os erros do passado e não os permitirá que se repitam.

Mas é claro que, tratando-se do Twitter, sabemos que esta é uma empresa que não perde nenhuma oportunidade de perder oportunidades. Nestes últimos dias mesmo, o Twitter suspendeu acidentalmente dezenas de contas que vinham a partilhar informações valiosas do inicio da investida bélica da Rússia contra a Ucrânia. O problema, de acordo com o próprio Twitter, foi o facto do sistema não ter percebido que aquelas informações tinham valor jornalístico e, francamente, humanitário, e não eram apenas publicações de glorificação de violência nem nada desse tipo. Este, infelizmente, é um problema que acontece no Twitter desde sempre. Uma rápida pesquisa mostra como eles sempre suspenderam contas indevidamente que estavam apenas a tentar trazer atenção ou divulgar informações valiosas num momento de crise.

Por outro lado, esta é a primeira vez desde a invasão ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021 que o Twitter voltará a ser o centro das atenções e a única verdadeira fonte de informações em tempo real de uma situação que ainda está a desenrolar-se com mudanças a cada segundo. Este sempre foi o forte do Twitter, e segue provando a sua única verdadeira vantagem competitiva frente ao império que a Meta construiu às custas da implacável cópia de funções da concorrência.

Pode parecer insensível abordar este assunto desta forma, mas ele está a acontecer mesmo assim: nos últimos dias, as ações do Twitter subiram. Pouco, mas subiram. Esta foi a sinalização do mercado de que existe um ambiente de voto de confiança para que o Twitter demonstre que saberá agir com responsabilidade e com visão de futuro frente à apresentação de uma situação que ele – e só ele – tem uma verdadeira chance de aproveitar.

Sob a nova liderança, o Twitter ainda está à procura de uma forma de retomar o prumo do crescimento que há tempos foi abandonado por Jack Dorsey. O destino quis que essa oportunidade (e mais uma vez registo aqui o desconforto em colocar a situação atual como uma oportunidade) se mostrasse justamente agora que a empresa está à procura de formas alternativas de crescer. Pode ser que a solução tenha passado todo esse tempo embaixo dos narizes da empresa, e que o verdadeiro futuro do Twitter esteja justamente na aprendizagem dos erros do passado, e no aproveitamento pleno do facto dele ser a única fonte (ainda que gradualmente menos relevante) de informações em tempo real.

Tags: Crónica
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

GSMA exclui algumas empresas russas do MWC 2022

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Twitter: Acabou o prazo para remover autenticação por SMS

2023/03/21

Copilot da Microsoft promete mais produtividade

2023/03/20
Unrecognizable hacker using mobile phone portrait, mobile phone security and technology crime concept .

Androids fortemente afetados por 18 vulnerabilidades graves

2023/03/19

Bing pode ter acabado com a lista de espera

2023/03/18

Microsoft faz acordos com Ubitus e Boosteroid

2023/03/17

iPhone 15 pode chegar em setembro com aspeto muito diferente

2023/03/16

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

YouTube Premium: vale a pena assinar o serviço?

2022/01/22
Dicas

Os Cookies, explicados

2021/09/16
Dicas

Samsung Galaxy S21 vs Galaxy S22 — vale a pena trocar?

2022/02/18
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização atualizações chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp xbox Xiaomi YouTube

Recentes

Twitter: Acabou o prazo para remover autenticação por SMS

Março 21, 2023

Copilot da Microsoft promete mais produtividade

Março 20, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version