A Google anunciou esta semana novos recursos para a sua aplicação de Mensagens, que trazem melhorias no suporte ao envio de SMS, MMS e chat (RCS). Algumas das funcionalidades encontravam-se já a ser testadas em alguns países, tendo começado agora a ser disponibilizadas para todos os utilizadores.
Numa publicação efetuada no seu blog, a empresa de Mountain View começa por mencionar que as reações dos utilizadores de iPhones passam a ser exibidas como emojis nas mensagens de texto dos equipamentos Android, possibilitando uma maior interoperabilidade entre sistemas. Outro incremento realizado permite ao utilizador enviar links para conteúdos multimédia guardados no Google Fotos sem ter o RCS ativo. Estes conteúdos são partilhados apenas com o destinatário, deixando de ser necessária a conversão em MMS (que possui custos consideravelmente elevados).

A Google não ficou por aqui e resolveu fazer algumas modificações na forma como as mensagens são organizadas e classificadas. Esta nova funcionalidade introduz, à semelhança do que acontece no Gmail, duas novas abas com o nome ‘Pessoal’ e ‘Profissional’, e permite a separação das mensagens recebidas em duas categorias. Desta forma, os utilizadores podem organizar eficazmente a sua caixa de entrada.

A publicação da Google menciona ainda outras alterações relevantes à sua aplicação de mensagens, como por exemplo a possibilidade de eliminar, de forma automática, as mensagens com códigos únicos de autentificação após um período de 24 horas; ou ainda novas notificações que recordam ao utilizador as conversas que ficaram por ler na caixa de entrada ou os eventos úteis dos contactos (ex.: datas de aniversário).

As novidades anunciadas devem chegar à aplicação durante as próximas semanas e, por isso, sugerimos aos leitores que fiquem atentos a novas atualizações.