7 produtos tecnológicos que vão chegar durante o ano 2022

Novo ano, novos lançamentos. O mundo tecnológico parece ao rubro e, quer isso seja potenciado pela falta de semicondutores, quer a grandes revoluções em alguns segmentos de equipamentos tecnológicos, são diversos os produtos que veremos chegar este ano.

Apple iPhone 14

Photo by Howard Bouchevereau / Unsplash

Começar esta listagem sem referir os futuros iPhone seria um erro. E, apesar da empresa estar, nos últimos anos, mais na sua componente de maturação de funcionalidades existentes quer de inovação, o ano de 2022 parece ser um ponto de viragem para a marca. Com os rumores de novos designs e novos sensores fotográficos, a série iPhone 14 será, sem dúvida, um novo marco para a empresa e um novo capítulo nas eventuais tendências tecnológicas que a empresa poderá apresentar e que irão perpetuar em toda a indústria.

Apple VR/AR Headset

Com rumores a apontarem para um dispositivo que terá, não dois, mas três ecrãs. o dispositivo da Apple será, segundo diversas fontes, uma fonte de consumo de entretenimento. A parte comunicacional não ficou esquecida, e será interessante perceber a visão que a marca da maçã terá para estes produtos.

Na verdade, analistas indicam que a marca tem a ambição de que este produto consiga substituir o iPhone em 10 anos. Tudo isto será possível com ecrãs 4K MicroLED, a inclusão de uma ventoinha, uma App Store própria, 15 módulos óticos e dois processadores.

Samsung Galaxy S22

Os novos Galaxy serão apresentados em fevereiro e, honestamente, não há muito mais que falte saber. O certo é que os mesmos terão um design simétrico e mais compacto, muito idênticos àquilo que a Apple tem vindo a mostrar com os seus equipamentos. Claro que o evento será roubado pelo S22 Ultra (ou  S22 Note) e pela aposta contínua da marca em refinar software. Algo que foi bem conseguido com o S21 Ultra e que lhe valeu, no passado mês de dezembro, a prémios por equipamento do ano.

Também existem rumores de que todos os equipamentos serão construídos em vidro (ao contrário dos modelos S21 e S21+) e que, aliado a preços apelativos, poderão levar a boas vendas para a marca e uma concorrência renovada no mundo Android.

Google Pixel 7

Photo by Jonas Elia / Unsplash

A Google, detentora do sistema Android, tem vindo a surpreender com o seu software nos equipamentos próprios. Com o Pixel 6 foi mais longe, ao trabalhar com a Samsung no desenvolvimento de um processador próprio. Não sendo o mais potente da indústria, a Google mostrou que não está esquecida nem quer ficar vencida. Mesmo que não esteja presente em todos os mercados, o seu sucesso levou-me já a ver um Pixel 6 Pro a passear pelo norte e só demonstra como, mesmo oficialmente ausente do nosso mercado, os seus equipamentos ganham uma fama considerável.

Apesar de não se saber ainda muito do Pixel 7, a não ser que o desenvolvimento do próximo Tensor já ter começado, foi já noticiado como a Google registou uma patente para uma câmara debaixo do ecrã. Sendo a empresa conhecida pelo seu excelente processamento fotográfico, poderemos este ano ver uma aplicação de sucesso desta tecnologia.

Google Pixel Watch

Um dos lançamentos mais aguardados é a aposta da Google nos wearable, em especial após a sua parceria com a Samsung, não só no desenvolvimento de um novo Wear OS, como da utilização do novo processador para dispositivos IoT da Samsung no relógio.

É esperado que a empresa volte assim a dar nova vida ao seu sistema operativo e a tornar o mercado dos relógios inteligentes mais competitivo e em par à oferta da Apple.

Os dobráveis

Photo by Mika Baumeister / Unsplash

Pensei em referir somente os equipamentos da Samsung, visto que são os que mais facilmente encontramos no nosso país. O certo é que o ano de 2021 viu apostas fantásticas. E, quer essas aconteçam por parte da Samsung, Huawei ou Oppo, a tecnologia de equipamentos dobráveis demonstra futuro. Ainda temos que esperar longos meses para começar a ver e ler sobre os próximos dobráveis, mas não posso esconder o entusiasmo em perceber quais as inovações a serem apresentadas este ano.

PlayStation VR 2

Photo by David Dvořáček / Unsplash

A Sony conseguiu vender uma quantidade surpreendente de dispositivos de realidade virtual e que, com uma nova geração de consola lançada em 2020, as atenções estão para o que poderá a PlayStation 5 oferecer com o VR 2. E, com informações oficiais já reveladas pela fabricante no ano passado, a Sony prometeu mais novidades neste ano. O certo é que, de acordo com os rumores, a empresa já terá fechado os contratos para o início da produção deste equipamento.

Para os que não sabem, o PSVR2, acaba de ser apresentado na CES2022, este novo produto terá uma capacidade conjunta nos seus dois ecrãs de 4K e com painéis OLED de 2000×2040 por cada olho. Este ecrã terá ainda uma taxa de atualização dos 90Hz aos 120Hz. Com mais 10º de campo de visão, o dispositivo terá ainda tecnologias para evitar o enjoo e desconforto na sua utilização. Na verdade, utilizará ainda sensores infravermelhos para deteção do posicionamento do olho de cada jogador no jogo. Existirão ainda controlos adaptativos (tal como no novo comando da PS5), os Sense Controllers.

Não só os controlos transmitirão sensações, mas também o próprio PSVR2 que terá vibrações para passar velocidade ou resistência. O equipamento terá também microfone incorporado e, outra boa novidade, é que o dispositivo se ligará só com um fio à nova consola.

Exit mobile version