5 razões porque deves atualizar para o iPhone 13 e 13 Pro

Depois da grande apresentação dos iPhones 13 e 13 Pro no passado dia 14 de setembro, as reservas abriram oficialmente no dia 17 e os primeiros dispositivos deverão chegar às mãos dos consumidores já a partir de dia 24. Se ainda não reservaste o teu iPhone 13 ou iPhone 13 Pro, neste artigo damos-te a conhecer as razões pelas quais deves apostar em adquirir o mais novo membro da família iPhone.

Pequenas alterações, grandes melhorias!

À primeira vista, pouco mudou a nível de design. A Apple decidiu manter o mesmo formato do iPhone 12, assim como os tamanhos: para o iPhone 13 Mini e iPhone 13 permanecem ecrãs de 5,4 e 6,1 polegadas, respetivamente, enquanto que para o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max continuamos a encontrar 6,1 e 6,7 polegadas, respetivamente.

Com um olhar mais atento, vemos novas alterações que não só são bem-vindas, como também albergam melhorias funcionais. Em primeiro lugar, destaquemos a notch. Ainda não foi desta que a empresa de Cupertino retirou a monocelha ao smartphone mais popular do mercado. Contudo, houve uma redução no seu tamanho em 20% face ao modelo anterior, mantendo ainda toda a segurança e funcionalidades das câmaras traseiras.

É impossível passar despercebido às cores magníficas que a família do iPhone 13 nos traz. Para os modelos 13 e 13 Mini, chegam-nos as cores vermelha (PRODUCT RED), luz das estrelas (branco), meia-noite (preto), azul e rosa. Já nos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max os modelos têm as cores grafite, dourado, prateado e o novo azul Sierra.

Mais memória

Ao contrário dos concorrentes Android, a Apple sempre se caracterizou por ter apenas memória interna do telemóvel e nenhuma possibilidade de extender posteriormente com cartões de memória. Infelizmente, vimos por muito tempo a memória de base dos iPhones ser sempre mais baixa que os seus principais concorrentes. Parece que esses dias chegaram ao fim.

As preces dos consumidores foram ouvidas e o armazenamento de base duplicou face ao iPhone 12, contando agora com um armazenamento inicial de 128 GB. Esta notícia é ainda mais agradável de se receber quando o valor a pagar na versão de base se manteve. Basicamente, temos o dobro da memória pelo mesmo preço.

No iPhone 13 Mini e iPhone 13 contamos com as opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB. Para os modelos Pro e Pro Max, temos as mesmas opções de memória e ainda uma nova opção de 1 TB.

Câmaras cada vez mais “Pro”

Mesmo para os modelos base do iPhone 13, as câmaras tornam-se cada vez mais melhores. De acordo com a Apple, o iPhone 13 e 13 Mini têm uma nova câmara grande angular que permite captar mais 47% de luz. Como resultado obtemos imagens mais nítidas e com menos ruído. No novo sistema de câmaras e presente em todos os modelos contamos também com a presença de estabilização ótica de imagem obtida pelo deslocamento do sensor.

Ainda no campo da fotografia, existem agora Estilos Fotográficos. De uma forma simplista, são conjuntos de preferências e filtros aplicados às fotografias que permitem preservar os elementos importantes das diferentes partes, como rostos e paisagens.

Para o vídeo, todos os modelos têm um novo modo cinematográfico, que grava vídeos de pessoas, animais e objetos com efeitos profundidade e de mudanças automáticas de foco.

Para quem quer tudo do melhor, o iPhone 13 Pro e Pro Max apresentam uma câmara ultra grande angular que aumenta o desempenho em luz baixa até 92% e a câmara grande angular tem um desempenho melhorado até 2,2X. Já para a câmara de telefoto encontramos um novo sensor de zoom ótico até 3X.

Resumidamente, quer nos modelos 13 e 13 Mini como também nos Pro e Pro Max vemos grandes novidades a chegar nas câmaras. As melhorias serão notórias e veremos fotografias macro, Smart HDR 4, gravação de vídeo ProRes e modo noturno com melhorias em todas as câmaras. É ou não um fator digno para considerares o upgrade?

Baterias feitas para durar

Outro dos pontos que sempre foi apontado pelos fãs da Apple foi a bateria dos iPhones, cuja capacidade dificilmente permitiria um dia de uso intensivo. O redesign interno do iPhone 13 veio permitir à empresa de Cupertino inserir a maior bateria já existente até hoje num iPhone.

Em termos de utilização real, o processador A15 Bionic é mais eficiente e permite no iPhone 13 Mini e 13 Pro conseguir até mais 1,5 horas de bateria, enquanto que nos modelos 13 e 13 Pro Max conseguiremos até mais 2,5 horas, quando comparando com o seu predecessor.

Campanhas promocionais

Photo by Alexander Schimmeck / Unsplash

Por norma, só vemos os descontos chegarem ao iPhone em ocasiões muito raras, como a redução de preço da geração anterior quando é lançado um modelo ou quando existem campanhas promocionais dedicadas. No entanto, é sempre bom ver que as campanhas de desconto estão a chegar até no lançamento da nova geração dos iPhones.

Na loja da Fnac tens até dia 31 de outubro uma campanha de retoma do teu iPhone antigo na compra de qualquer modelo do iPhone 13 que te poderá valer até 900€ de retoma. Na loja da Worten, poderás encontrar uma promoção similar, mas apenas durante o período de pré-reserva (até 23 de setembro).

Nas operadoras MEO, NOS é possível fazer a pré-reserva e particionando o valor total do iPhone em prestações mensais, podendo ainda ser oferecido pacotes de dados móveis. Os clientes Vodafone podem adquirir o mais novo modelo de iPhones pela troca de pontos e restante em valor monetário.

Se tens uma loja de eleição onde costumas comprar os teus dispositivos tecnológicos, não deixes de procurar primeiro pelas ofertas promocionais que vais encontrar aqui e ali. Quem sabe, pode ajudar-te sempre a fazer o upgrade mais depressa.

O que achaste dos modelos do iPhone 13 e 13 Pro? Já fizeste a pré-reserva do novo iPhone? Partilha connosco a tua experiência.

‌             ‌

Nota: O Updated não é filiado com nenhuma das lojas e/ou marcas acima mencionadas. A referência dos mesmos neste artigo não determina qualquer tipo de promoção ou referência paga pelas mesmas.

Exit mobile version