O Dia Mundial da Password é um dia que todos devem celebrar na primeira quita feira de Maio. Esta ocasião permite que as pessoas se lembrem da necessidade de terem senhas seguras para as suas contas. Muitos cidadãos lembram-se das palavras-passe mais usadas (password e 123456789), mostrando que muitos não sabem os riscos de expor informação online.
A segurança por senha é vital em 2022. Especialmente quando se considera que os utilizadores têm mais aplicações, ferramentas, e servidores do que nunca à sua disposição, combinados com o facto de trabalharem à distância. Agora que os utilizadores remotos têm de aceder à rede através de dispositivos pessoais, a segurança e a palavra-passe são ainda mais importantes. A má sorte de ser hackeado através de um dispositivo utilizado para uma sessão segura e privilegiada está também a tornar-se mais comum.
“Todos os dias, os cibercriminosos tentam roubar as palavras-passe de centenas de utilizadores, utilizando técnicas como e-mails de phishing, com o objetivo de penetrar milhares de serviços e roubar credenciais. Enquanto os métodos continuam a mudar, e as ameaças continuam a evoluir, ainda há formas de manter os nossos dados protegidos. O Dia Mundial da Password é uma oportunidade para reavaliar a força das nossas passwords e para reforçar os nossos esforços de segurança cibernética”, diz Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal.
A Check Point Software partilha as cinco principais práticas que devem ser aplicadas na criação de palavras-passe seguras e robustas:
1. Utilize Uma Combinação de Caracteres: Ter uma password composta por frases simples ou de datas significativas para a vida pessoal do utilizador é uma prática muito comum. No entanto, este hábito enfraquece seriamente uma palavra-passe, uma vez que informações como aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos. Para evitar isto, deve utilizar-se sempre uma sequência aleatória composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.
2. Uma Password Diferente Para Tudo: Com tantas aplicações e serviços que agora requerem detalhes de login, é tentador repetir a mesma palavra-passe para todos eles, mas isto é uma má ideia. Tal como não temos a mesma chave para abrir a nossa casa, escritório ou carro, não devemos usar a mesma palavra-passe, pois isto só facilita aos hackers o acesso a toda a nossa vida digital. Se achar que é difícil lembrar-se de tudo, pode sempre ter a ajuda de um gestor de senhas para gerir e gerar diferentes códigos de acesso robustos.
3. Quanto Maior, Mais Forte: É verdade que quanto mais longa for uma combinação, mais difícil é de lembrar. Mas é uma das melhores formas de manter a informação segura, por isso certifique-se de usar pelo menos 8 dígitos para reforçar os níveis de segurança.
4. Fazer Mudanças Regulares: Alterar regularmente a sua palavra-passe pode parecer um desafio quase impossível. No entanto, isto pode ser facilitado utilizando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e mais fácil de alterar regularmente.
5. A Autenticação de Dois Fatores é o Seu Melhor Amigo: Embora a adoção de todas as medidas acima referidas melhore certamente a eficácia de uma senha, é também essencial implementar uma autenticação multifator. Isto porque estão constantemente a surgir novas ameaças, portanto, para garantir a sua total proteção, o facto de ser alertado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser aceder à sua conta só irá melhorar a sua segurança.