Sendo as aplicações portas para universos infindáveis, usarmos o seu poder no dia a dia pode tornar-se numa mais-valia. Neste artigo apresento uma seleção das 5 aplicações mais úteis no meu dia a dia para ser mais produtivo.
Post-it
Esta aplicação é das minhas preferidas, onde se torna possível criar, partilhar, fotografar, criar listas de tarefas a fazer, reconhecimento de escrita manual em apontamentos e agrupar notas. Como autor, o que me atraiu na aplicação foi a possibilidade de a usar como um quadro-branco para um brainstorming. A aplicação está disponível para Android e iOS sendo que, neste último sistema, temos a possibilidade de aceder à aplicação para Mac, o que permite um trabalho contínuo.
OneNote
Para aqueles que procuram algo semelhante ao brilhantemente oferecido pela aplicação anterior, a oferta da Microsoft é mais que satisfatória. Com uma integração entre Windows e Android, o OneNote permite-nos ter diferentes cadernos de ideias, cada um com a possibilidade de criar tópicos. Dentro deles? Bem, temos uma área infinita de escrita, quer digital, como manual. O facto de podermos usar como caderno torna-se uma mais valia, quer na hora de usar a aplicação como caderno escolar, como na vida adulta.
A aplicação integra nativamente as Sticky Notes, presentes no Windows, e que permite termos as nossas ideias e apontamentos rápidos sempre à mão.
Photomath
És estudante, pai ou até professor que está desesperado por encontrar uma solução matemática para o exercício que tens diante de ti? Não desesperes mais, já que a Photomath permite resolver qualquer expressão matemática.
Tudo acontece por meio da câmara do smartphone, onde após esta aplicação analisar a imagem fotografada, dá-nos uma resposta detalhada e explicada.
Canva
O Canva tem sido o meu melhor amigo desde que o descobri, anos atrás. O serviço, disponível quer gratuitamente, quer de forma paga, permite-nos criar desde imagens de capa, até a convites, vídeos personalizados, newsletter, logótipos, posters, padrões de fundo para telemóvel, fazer montagens, apresentações, flyers, infográficos, cartões, enfim. Perceberam a ideia.
Com milhares de templates e acesso a imagens gratuitas, não se torna necessário uma subscrição paga para se usufruir do poder bruto deste serviço.
Forest
Por último, apresento-vos uma aplicação que procura ajudar na hora de nos mantermos afastados do smartphone. A forma como o faz é bela, razão desta partilha. A aplicação, pelo tempo por nós definido, semeia uma floresta. Ao longo dos minutos as árvores vão assim crescendo, em que esse progresso é interrompido ao usarmos o telefone, em que as árvores podem morrer. No final, se tivermos resistido à tentação, ficamos com um jardim verdejante e moedas. Estas moedas podem ser usadas para comprar novas espécies de árvores, ou melhor: doarmos para que a ONG Trees for the Future plante uma árvore. A aplicação está também disponível como extensão para o Google Chrome.