Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

2022: o ano do metaverso (mas não como você está pensando)

Marcus Mendes by Marcus Mendes
2022/01/01
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

De todas as previsões que eu poderia fazer para o ano de 2022, vou começar o texto com a mais óbvia: em 2022, escutaremos muito (muito, muito, muito) a respeito do metaverso.

Assim como muitos entusiastas da tecnologia, eu tenho acompanhado as notícias sobre o mercado de realidade aumentada, realidade virtual, realidade mista e virtualidade aumentada (conheciam essa?) com um… ceticismo saudável. Eu quero que a tecnologia evolua, é claro, mas não costumo acreditar que ela evoluirá na velocidade com a qual as grandes empresas nos prometem que isso acontecerá.

Toma como exemplo tudo o que o Facebook (sim, agora eles se chamam Meta, mas sou teimoso e continuarei chamando de Facebook) anunciou no seu tão falado evento do final de outubro. De pequenas salas virtuais para um divertido jogo de cartas com os amigos até a renderização completa e hiper-realista de um corpo humano em realidade virtual, incluindo as suas micro-expressões, o Facebook demonstrou que está completamente comprometido com um mundo em que, no futuro, o distanciamento social – ainda que virtual – seja algo do passado.

É claro que a própria empresa admitiu que não tem ideia de quanto tempo levará até atingir as suas metas mais ambiciosas, já que ela própria ainda não é capaz de prover a tecnologia necessária para isso. Mas o primeiro passo para resolver um problema é admití-lo, certo?

Pois bem. E para 2022? Para 2022, infelizmente, a minha previsão vem acompanhada de uma má noticia: eu prevejo que todo esse mercado evoluirá… muito pouco. Mas não será por falta de ouvirmos falar nele. E por mais que eu tenha um famoso nojo do Facebook, devo admitir que é invejável a forma como eles conseguiram emplacar o termo “metaverso” no léxico popular dos entusiastas de tecnologia, apesar de absolutamente nada de prático que o Facebook tenha exibido na demonstração do tal metaverso tenha sido novo. Quando o CEO da Niantic diz que eles já oferecem experiências no metaverso há anos com o Pokémon Go, é verdade. Quando o CEO da Microsoft diz que eles já oferecem experiências no metaverso há anos com o Minecraft, também é verdade. Mas o maior trunfo do Facebook aqui foi apropriar-se de um termo que soa tecnológico e avançado, e se traduz em tudo o que a concorrência já vinha a fazer há tempos. Com isso, o jogo virou, e parece que empresas como a Niantic e a Microsoft agora estão correndo atrás do Facebook, a gritar “eu também!” quando falam sobre o tal metaverso.

Quem me conhece fora do mundo da tecnologia, sabe que trabalho no mercado publicitário. Por isso, se há uma coisa que estou acostumadíssimo a ver, é empresas a tentar aproveitar-se de algo famoso no momento para se beneficiar desta fama quase como um efeito colateral.

E é por isso que eu vejo como inevitável que praticamente todas as empresas de tecnologia anunciem, ao longo do ano que vem, iniciativas imersivas. Muitas delas, inclusive, utilizarão o termo metaverso, apesar de não terem nada a ver com o Facebook (e o Facebook, por enquanto, terá que aceitar isso já que está envolvido em centenas de processos pelo uso não-autorizado dos nomes Meta e Metaverse de outras empresas que nunca tiveram nada a ver com Zuck, mas viram o seu nome ser basicamente roubado da noite para o dia).

No meio de tudo isto, eu sinceramente espero que alguém, em algum lugar, em meio a todo o hype criado em torno das tecnologias imersivas, apresente algo de realmente inovador neste mercado. Mas se a história da tecnologia nos ensinou alguma coisa nos últimos anos, é que primeiro todas as empresas dirão ter algo a oferecer neste mercado, e somente mais para frente algumas delas de facto cumprirão esta promessa.

Já sobre o Facebook, eu realmente espero que eles invistam tudo o que eles podem nessa iniciativa do metaverso. Dinheiro, tempo, funcionários, advogados, pesquisa & desenvolvimento, enfim tudo. Porque quanto mais recursos o Facebook resolver alocar para isso daqui em diante, quanto mais ele se distrair com o mercado que ele quer muito que o mundo acredite que ele inaugurou, mais rápida será a sua queda no mundo das redes sociais. Talvez aí sim o metaverso traga o seu primeiro resultado inédito.

Tags: Crónica
Marcus Mendes

Marcus Mendes

Next Post

Smartphones: qual diferença entre ecrãs de 60 Hz e 120 Hz?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

DuckDuckGo acaba com scripts de rastreamento de terceiros da Microsoft

2022/08/15

Telegram culpa Apple e Google por atrasos nas atualizações ao serviço

2022/08/14
Bangkok, Thailand - May 6, 2018 : A hacker wears a mask wearing a robe. using smartphone theft and attacking data on cyberspace. Isolated on black background and clipping path.

Cibercriminosos estão a dar tudo nos smartphones

2022/08/13

Saildrones vão estudar fenómeno dos furacões americanos

2022/08/13

Enganou-se? Precipitou-se? WhatsApp dá agora dois dias para apagar mensagens

2022/08/11

Portugal vai desenvolver-se na área da comunicação quântica

2022/08/11

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

As melhores capas protetoras para o Samsung Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra

2021/02/05
Dicas

Filmes e séries do Apple TV+ que não vais querer perder

2021/11/28
Dicas

Telegram: 10 dicas para uma utilização segura

2022/04/09
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Android Apple ataques Automóveis carros Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades câmaras Dicas Espanha estados unidos facebook fim Gaming Giveaway Google guerra hackers Huawei IA Instagram inteligência artificial Internet Explorer iPhone 14 jogos lançamento Leica microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião phishing Reviews Samsung smartphone smartphones Tecnologia testes Web Summit 2021 whatsapp Xiaomi

Recentes

R.I.P. carregador USB de 5W da Apple

Agosto 17, 2022

DuckDuckGo acaba com scripts de rastreamento de terceiros da Microsoft

Agosto 15, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version